Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2000 - 13h29

Aluno fez 70 dos 80 pontos da primeira prova da Fuvest

da Folha de S.Paulo

  • 1ª fase da Fuvest acaba domingo
  • Reta final exige revisão de tópicos

    O vestibulando Maurício Masayuki Honda,17, é daqueles que conseguem seguir os conselhos dos especialistas e se mantêm calmos. Candidato ao curso de engenharia da USP, ele acertou 70 das 80 questões da primeira fase.

    Honda diz que estava tranquilo na hora da prova. "Era como se fosse um dia de aula no colégio." Na fase de preparação para os exames, ele diz que não deixou de jogar futebol, ouvir músicas ou sair com a namorada. "Acho isso tão importante quanto estudar."

    Psicólogos afirmam que o descontrole emocional, ao contrário da tranquilidade de Honda, é muito comum num vestibular concorrido como o da Fuvest.

    Entre os dois dias de exame, o nível de ansiedade aumenta, e, se não for bem administrado, prejudicará o rendimento do estudante.

    "A autocobrança é violenta, podendo prejudicar o desempenho intelectual na hora da prova", afirma Maria Conceição Uvaldo, psicóloga do serviço de orientação da Universidade de São Paulo.

    Segundo ela, é essencial que, dias antes da prova, o estudante se alimente bem, não se sobrecarregue de atividades e, principalmente, durma bem.

    "O sono reduz o nível de ansiedade, ajuda o organismo a exercer melhor suas funções e fortalece o sistema intelectual e de memorização", disse.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página