Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2004 - 19h01

Estudantes protestam contra parecer da AGU que inviabilizou vestibular da UnB

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

Cerca de 500 estudantes estiveram reunidos hoje na praça dos Três Poderes, em Brasília, para protestar contra o parecer da AGU (Advocacia-Geral da União) que obriga as instituições de ensino federais a aceitar a transferência de estudantes militares e dependentes, sem considerar a natureza da instituição em que estudam, pública ou privada.

A decisão levou a UnB (Universidade de Brasília) a suspender o vestibular para o curso de direito de 2005, que oferece 25 vagas no vestibular diurno, mas recebe uma média de 70 pedidos de transferência por semestre.

O protesto dos estudantes de cursinhos pré-vestibulares levou a polícia militar a interromper o trânsito na Esplanada dos Ministérios por cerca de uma hora.

Os manifestantes carregavam faixas com dizeres como "Pelo direito de cursar Direito na UnB" e gritavam frases como "Militar, vai fazer vestibular".

O protesto em frente ao Palácio do Planalto, um dos pontos nos quais os estudantes se concentraram, coincidiu com a cerimônia de chegada dos novos embaixadores da Alemanha, África do Sul e Egito. Eles desceram de seus carros oficiais em frente aos manifestantes para subir a rampa do Palácio e entregar suas credenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a AGU
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página