Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2004 - 10h17

Universidades já podem se inscrever no Projeto Rondon

Publicidade

da Folha Online

As inscrições para o Projeto Rondon (pelo qual estudantes universitários prestam serviços às comunidades) de 2005 ficam abertas até o dia 16 de novembro. Coordenado pelo Ministério da Defesa, com a colaboração do Ministério da Educação, o projeto irá selecionar 40 equipes formadas por alunos e professores dos cursos de graduação de instituições de ensino superior do país.

A seleção terá como base a documentação enviada pelas instituições, que serão avaliadas por uma comissão. A apresentação do projeto, condições para participar, documentação exigida, prazos de execução, julgamento, recursos, disposições gerais e anexos encontram-se no edital de seleção disponível no site do Ministério da Defesa.

Criado em 1967, o projeto levou estudantes e professores de instituições de ensino superior a desenvolver trabalhos sociais nas regiões mais carentes do país até 1989. A reativação do Rondon foi proposta pela UNE (União Nacional dos Estudantes) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro de 2003.

Amazonas

A primeira operação será implementada em janeiro de 2005 no Amazonas, nas cidades de São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé, Yauarete, Maturacá, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Santo Antônio do Içá, Carauari, Eirunepé, Fonte Boa, Coari e Santa Isabel do Rio Negro.

A condução política e as definições estratégicas do projeto serão de responsabilidade do Ministério da Defesa. A supervisão e avaliação acadêmicas das ações, bem como a articulação com as instituições de ensino superior, serão realizadas pelo MEC.

Além dos recursos governamentais, o projeto vai contar com investimentos da iniciativa privada. Na Amazônia, terá o apoio da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), governo do Estado e prefeituras.

Inscrição

Mais informações no telefone 0/xx/61/312-4000. As instituições que retirarem o edital via internet deverão enviar o termo de recebimento do edital (Anexo B), pelo fax 0/xx/61/312-9078.

A documentação para inscrição deverá ser enviada pelos Correios, em envelope lacrado, para o seguinte endereço: Ministério da Defesa, Secretaria de Organização Institucional, Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon, Esplanada dos Ministérios, Bloco Q, Sobreloja, Sala nº 14, Brasília (DF), CEP 70-049-900.

Com informações do MEC

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Projeto Rondon
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página