Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2005 - 20h36

Alunos sem origem indígena ou negra podem ficar com bolsas de cotistas

Publicidade

da Folha Online

O MEC (Ministério da Educação) informou nesta sexta-feira à noite que, a partir de hoje (14), os alunos que desejarem concorrer a uma das bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) destinadas às cotas, mas que não são alunos afrodescendentes e indígenas, podem se inscrever.

O sistema funcionará como uma lista de espera, em que o aluno inscrito somente concorrerá às vagas caso elas não sejam requisitadas e preenchidas pelos candidatos das cotas.

Em duas fases de inscrições, o Prouni garantiu bolsas a 96 mil estudantes de baixa e baixíssima renda, para afrodescendentes e indígenas. Com a terceira fase de cadastro, aberta até o dia 19, o objetivo do governo federal é preencher as 16.575 vagas que sobraram --12.786 delas destinadas à política de cotas. Ainda estão à disposição dos candidatos 6.441 bolsas integrais e 10.134 parciais, no valor de 50% da mensalidade.

Podem concorrer estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2002, 2003 ou 2004 e obtiveram nota mínima de 45 pontos, cursaram o ensino médio em escola pública ou em instituição privada com bolsa integral, professores da rede pública em exercício e deficientes físicos.

O candidato à bolsa integral deve ter renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio mensal (R$ 390). Para bolsa parcial, é necessário comprovar renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos (R$ 780) --dessa meia bolsa paga, 25% ainda pode ser financiado pelo Fies (Financiamento Estudantil). Os professores estaduais ou municipais, que podem pleitear bolsas para cursar pedagogia ou uma licenciatura, não precisam comprovar renda.

A inscrição é feita exclusivamente pela internet no endereço do Prouni. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone gratuito do MEC 0800-616161.

O resultado dos pré-selecionados na terceira etapa do Prouni será divulgado no dia 24 de janeiro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Prouni
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página