Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2005 - 08h59

CEUs retomam aulas em situação precária

Publicidade

FABIO SCHIVARTCHE
da Folha de S. Paulo

Os 52 mil alunos dos CEUs (Centros Educacionais Unificados), uma das principais vitrines da administração Marta Suplicy (PT), voltam hoje às aulas com os mesmos problemas de toda a rede municipal: não há uniformes novos nem o kit escolar de 2005.

E a retomada das oficinas culturais dos finais de semana, seu maior diferencial, corre o risco de atrasar também.

Segundo o secretário da Educação da gestão tucana de José Serra, José Aristodemo Pinotti, a culpa é da administração petista. "Eles abriram a licitação para a compra dos uniformes, mas não fizeram o empenho de verbas. A dos kits nem foi aberta", afirma.

A secretaria informa ter feito pregões eletrônicos antes do Carnaval para a compra dos kits escolares. O material deve começar a ser distribuído aos alunos em abril. Os uniformes, em março.

A dona-de-casa Maria Silva de Oliveira, 31, está ansiosa pela entrega do material e do uniforme de seu filho. "Meu marido está desempregado e não tem como comprar tudo isso", diz.

A retomada das oficinas culturais é outro problema enfrentado pela atual administração. Os cursos de dança, teatro e música, as exibições de cinema e as aulas de natação e outros esportes são o principal diferencial dos CEUs. Mas são também um dos responsáveis pelo alto custo de manutenção dos mesmos.

Cada uma das 21 unidades tem um custo médio anual de R$ 9 milhões --sendo que as atividades culturais e esportivas consomem pelo menos R$ 2 milhões desse valor (ou 22%). Centenas de monitores e professores que trabalharam nas oficinas dos CEUs estão entre os que reclamam de calote da gestão petista.

Ontem, Pinotti reuniu-se com o secretário municipal da Cultura, Emanoel Araújo, para discutir uma ação emergencial para as oficinas culturais dos CEUs.

Outro lado

A assessoria de imprensa da ex-secretária de Educação da gestão Marta, Cida Perez, rebateu as acusações de Pinotti. Disse que não houve interesse dos tucanos em discutir esse assunto durante a transição de governo e que a atual administração poderia ter solicitado à anterior que adiantasse a compra do kit escolares e dos uniformes nos moldes que desejasse.

Colaborou o "Agora"

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os CEUs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página