Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2005 - 11h30

Selo Escola Solidária é lançado em Brasília

Publicidade

da Folha Online

O ministro da Educação, Tarso Genro, lança nesta quarta-feira o Selo Escola Solidária, que identificará escolas comprometidas com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, participação e responsabilidade social.

O selo é uma iniciativa do Projeto Faça Parte, do Instituto Brasil Voluntário, em parceria com o Ministério da Educação, Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Unesco (Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

Esta é a segunda edição do selo. A primeira foi lançada em 2003, no MEC. O projeto reconheceu mais de 8,7 mil escolas de todo o país, públicas e particulares, de educação infantil, fundamental, média e técnica. Instituições com mais de cem alunos receberam um manual, com carta resposta, sobre o selo.

Para receber o Selo Escola Solidária 2005, as escolas devem se inscrever, até 31 de maio, pela internet. As instituições selecionadas ganharão certificado, cartazes do projeto e um CD com arquivo de imagem do selo para inseri-lo no material que desejar.

No ato da inscrição, as escolas respondem um questionário sobre auto-avaliação, o que significa a chance de a comunidade escolar refletir e dialogar sobre ações e compromissos sociais, atuação dos alunos, incentivo dos professores e forma de oferecer apoio aos carentes.

Voluntariado

O Instituto Brasil Voluntário tem o propósito de consolidar a cultura do voluntariado nas escolas ao estimular a participação da juventude como parte da construção de uma nação mais justa. O projeto reconhece e destaca as iniciativas bem-sucedidas de voluntariado dos jovens e da escola. Produz e dissemina materiais de apoio ao educador e ao jovem, como vídeos, livros, folhetos e apostilas. Oferece, ainda, idéias e patrocina projetos de trabalho voluntário.

Mais informações nos endereços eletrônicos selo@facaparte.org.br e priscila@facaparte.org.br ou pelo telefone 0/xx/11/3266-5477.

Com informações do MEC

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Instituto Brasil Voluntário
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página