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03/05/2005
-
17h19
da Folha Online
Dos 2.184 cursos que participaram do Enade 2004, 1.427 receberam conceitos ao final da somatória dos pontos de cada aluno. Parte ficou sem "nota" porque ainda não tinha alunos concluintes ou por outros motivos.
Os conceitos, divididos de 1 a 5, de acordo com as notas, foram calculados com base em três itens: o desempenho dos concluintes no componente específico da área, dos ingressantes no componente específico e o de ingressantes e concluintes na formação geral. Os dois primeiros itens tiveram peso de 75% na nota final e, o último, de 25%.
A maioria dos 1.427 cursos conceituados (veja a tabela completa) se concentrou nos conceitos intermediários, 3 (565 cursos) e 4 (564 cursos), perfazendo 39,5% do total cada um. No conceito mais baixo, o 1, ficaram 33 cursos (2,6% do total). No conceito 2, ficaram 115 cursos (8%) e, no 5, 150 (10,5%). Assim, na média, apenas 10,6% tiveram os piores conceitos (1 e 2), enquanto 50% obtiveram os melhores (4 e 5).
As instituições privadas concentraram o maior número de cursos com os conceitos mais baixos. Foram 104 dos 148 de todo o país (70,3%). Entre os cursos com os melhores conceitos (4 e 5), 203 dos 714 cursos são de instituições federais (28,4%) e 373, da rede privada (52,2%). As federais lideram no conceito mais alto (o 5), com 57% dos cursos. As instituições privadas têm
apenas 18%.
Tops
Em termos de distribuição dos conceitos por área, odontologia e medicina são as que possuem o menor número de cursos com conceitos baixos. Estão no 1 e no 2 apenas 0,8% dos cursos de odontologia e 1,1% dos de medicina.
Já em serviço social, esse percentual chega a 29% e em zootecnia, alcança 34,3%, as mais altas concentrações de cursos com os menores conceitos. A média nacional é de 10,6% dos cursos nessa faixa.
As áreas de terapia ocupacional (88,9%) e odontologia (89,8%) têm, respectivamente, as maiores concentrações de cursos nos conceitos altos (4 e 5). Fonoaudiologia (21,1%) e fisioterapia (21,4%), na outra ponta, têm os menores índices de conceitos 4 e 5.
Região
Estão localizados no Nordeste 45,7% dos cursos que obtiveram conceito 4 e 13,6% dos que têm o 5. Ao mesmo tempo, essa é a região com o maior percentual de conceitos baixos: 5,4% no 1 e 11,4% no 2, o que demonstra uma grande polaridade.
A região Sul tem o segundo maior percentual de cursos com conceitos 4 (37,7%) e 5 (10,3%). O mais baixo desempenho é o do Centro-Oeste. A região tem 5,2% de seus cursos com conceito 1, 13,8% com conceito 2 e apenas 7,8% com conceito 5.
Tipo
Por organização acadêmica, as universidades concentram 13,8% dos conceitos 5 e os centros universitários 1,8%.
Nas IES (instituições de ensino superior) estaduais e federais os percentuais de conceitos altos chegam a cerca de 78%, enquanto nas instituições privadas este percentual fica em torno de 38%, menos da metade.
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Apenas 10,5% dos cursos do Enade obtiveram conceito máximo
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Dos 2.184 cursos que participaram do Enade 2004, 1.427 receberam conceitos ao final da somatória dos pontos de cada aluno. Parte ficou sem "nota" porque ainda não tinha alunos concluintes ou por outros motivos.
Os conceitos, divididos de 1 a 5, de acordo com as notas, foram calculados com base em três itens: o desempenho dos concluintes no componente específico da área, dos ingressantes no componente específico e o de ingressantes e concluintes na formação geral. Os dois primeiros itens tiveram peso de 75% na nota final e, o último, de 25%.
A maioria dos 1.427 cursos conceituados (veja a tabela completa) se concentrou nos conceitos intermediários, 3 (565 cursos) e 4 (564 cursos), perfazendo 39,5% do total cada um. No conceito mais baixo, o 1, ficaram 33 cursos (2,6% do total). No conceito 2, ficaram 115 cursos (8%) e, no 5, 150 (10,5%). Assim, na média, apenas 10,6% tiveram os piores conceitos (1 e 2), enquanto 50% obtiveram os melhores (4 e 5).
As instituições privadas concentraram o maior número de cursos com os conceitos mais baixos. Foram 104 dos 148 de todo o país (70,3%). Entre os cursos com os melhores conceitos (4 e 5), 203 dos 714 cursos são de instituições federais (28,4%) e 373, da rede privada (52,2%). As federais lideram no conceito mais alto (o 5), com 57% dos cursos. As instituições privadas têm
apenas 18%.
Tops
Em termos de distribuição dos conceitos por área, odontologia e medicina são as que possuem o menor número de cursos com conceitos baixos. Estão no 1 e no 2 apenas 0,8% dos cursos de odontologia e 1,1% dos de medicina.
Já em serviço social, esse percentual chega a 29% e em zootecnia, alcança 34,3%, as mais altas concentrações de cursos com os menores conceitos. A média nacional é de 10,6% dos cursos nessa faixa.
As áreas de terapia ocupacional (88,9%) e odontologia (89,8%) têm, respectivamente, as maiores concentrações de cursos nos conceitos altos (4 e 5). Fonoaudiologia (21,1%) e fisioterapia (21,4%), na outra ponta, têm os menores índices de conceitos 4 e 5.
Região
Estão localizados no Nordeste 45,7% dos cursos que obtiveram conceito 4 e 13,6% dos que têm o 5. Ao mesmo tempo, essa é a região com o maior percentual de conceitos baixos: 5,4% no 1 e 11,4% no 2, o que demonstra uma grande polaridade.
A região Sul tem o segundo maior percentual de cursos com conceitos 4 (37,7%) e 5 (10,3%). O mais baixo desempenho é o do Centro-Oeste. A região tem 5,2% de seus cursos com conceito 1, 13,8% com conceito 2 e apenas 7,8% com conceito 5.
Tipo
Por organização acadêmica, as universidades concentram 13,8% dos conceitos 5 e os centros universitários 1,8%.
Nas IES (instituições de ensino superior) estaduais e federais os percentuais de conceitos altos chegam a cerca de 78%, enquanto nas instituições privadas este percentual fica em torno de 38%, menos da metade.
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