Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2005 - 14h45

MEC e Ministério da Defesa fazem parceria para ações educacionais

Publicidade

da Folha Online

Representantes dos ministérios da Educação e da Defesa assinaram, na quarta-feira, protocolo de intenções para desenvolver ações educacionais em todas as regiões brasileiras.

De acordo com o titular da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), Ronaldo Mota, o objetivo da parceria, entre outros aspectos, é fomentar a cooperação para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação, articular recursos tecnológicos existentes para desenvolver ações de educação a distância e promoção da inclusão digital.

Segundo ele, o objeto em questão é o Ambiente Colaborativo de Aprendizagem (e-ProInfo), da Seed, que foi desenvolvido para atender demandas de capacitações presenciais e a distância. O e-ProInfo utiliza tecnologia baseada na internet, apoiada em soluções de software livre, com independência de requisitos para sistema operacional e banco de dados. Nele, podem ser realizados cursos on-line, reuniões de trabalho, projetos colaborativos com conteúdo personalizado e diversas outras formas de apoio a distância ao processo de ensino-aprendizagem.

"Para as instituições parceiras, o e-ProInfo oferece facilidades de desenvolvimento e realização de ações educativas a distância, possibilidades de compartilhamento de conteúdos e autonomia na administração do ambiente. Os usuários do programa poderão interagir entre si, ter acesso a conteúdos, informações e atividades organizadas por áreas de conhecimento, além de utilizar ferramentas tais como tira-dúvida, fórum, bate-papo", afirmou Ronaldo Mota.

Benefícios

Segundo o diretor de Infra-Estrutura da Seed, Jean Marc Mutzig, a iniciativa beneficiará todos os projetos do Ministério da Defesa, como mais de 400 quartéis, colégios militares, Escola Superior de Guerra e Projeto Rondon.

Para o secretário de Estudos e de Cooperação do Ministério da Defesa, Rômulo Bini Pereira, "a assinatura do termo representa um passo significativo para a melhor execução dos trabalhos que estão sob responsabilidade deste ministério, uma vez que o e-ProInfo se constitui em uma ferramenta destinada a promover e facilitar a aprendizagem por meio da mais moderna tecnologia de informação e comunicação".

Com informações do MEC

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre educação a distância
  • Saiba mais sobre educação a distância no site especial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página