Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2005 - 17h52

Professores protestam contra exigências de concurso em SP

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 500 professores, segundo estimativas da Polícia Militar, fazem na tarde desta sexta-feira uma manifestação na praça da República (centro de São Paulo). Eles protestam contra as exigências do governo do Estado para o ingresso, por concurso público, em cargos de educação básica.

De acordo com a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), no edital publicado no dia 28 de julho, o governo determina que o educador comprove ser portador de diploma universitário.

K.Andrade/Folha Imagem
Professores protestam contra exigências de concurso em SP
Professores protestam contra exigências de concurso em SP
A categoria afirma que a exigência provocará exclusão uma vez que os educadores de 1ª a 4ª séries possuem formação de nível médio, com habilitação em magistério.

Os professores também reclamam que o governo do Estado decidiu que o concurso será eliminatório, apesar das constantes reivindicações das entidades do magistério para que fosse classificatório, levando em conta o tempo de serviço dos docentes --alguns com mais de 20 anos de carreira.

A Secretaria Estadual de Educação afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as exigências cumprem determinações da Lei de Diretrizes e Bases segundo a qual todos os professores contratados a partir de 2007 devem ter formação superior.

Ainda de acordo com a secretaria, devido à legislação, cursos de formação superior foram oferecidos aos professores de nível médio que já haviam sido contratados.

Um mandado de segurança que pretende revogar a determinação, movido pelo Centro de Professorado Paulista, está sendo avaliado pela Justiça.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Apeoesp
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página