Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2005 - 15h09

Alunos de escolas públicas disputam olimpíada de matemática

Publicidade

da Folha Online

A primeira etapa das provas da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas começou nesta terça-feira para aproximadamente 10,5 milhões de estudantes de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e médio.

Com o tema Somando Novos Talentos para o Brasil, a competição tem como objetivo estimular o estudo de matemática e identificar jovens talentos, segundo o Ministério da Educação.

A olimpíada mobiliza 31.731 escolas --52% da rede pública-- em 92% dos municípios brasileiros.

O resultado será divulgado no dia 20 de setembro. A prova discursiva está marcada para 8 de outubro e será realizada apenas por 5% dos alunos que tiverem o melhor desempenho na primeira fase.

Serão oferecidas aos vencedores 1.110 medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O ministério afirma que os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

Além disso, os municípios vencedores de cada região ganharão quadras de esportes, patrocinadas pelo Ministério dos Esportes. A premiação dos municípios está vinculada à premiação de seus alunos e aos pontos obtidos por eles.

Com MEC

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Banco Mundial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página