Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2005 - 10h55

Ler requer postura e concentração

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Dificuldades de concentração, desempenho insuficiente nas provas, dor nas costas, nos ombros, tensão, cansaço e desânimo. A leitura de obras literárias pode levar a tudo isso, caso não seja feita com prazer e dedicação. Por outro lado, a lista obrigatória pode oferecer momentos descontraídos entre o estudo de matérias como física e química.

"Quando for ler, o aluno tem de se deixar cativar", afirma Neide Luzia de Rezende, professora da Faculdade de Educação da USP. "A leitura de obra exige tempo e é preciso ter convicção de que é melhor ler bem um texto do que ter três obras mal lidas."

Segundo a professora, quando o candidato se aprofunda em uma obra, consegue relacioná-la melhor com outros textos --o que faz diferença na hora da prova.

"Ler é questão de hábito", diz o psicoterapeuta de adolescentes e professor da Faculdade de Psicologia da PUC-SP, Antonio Carlos Amador Pereira. Ele diz que exercícios de respiração podem ajudar a se fixar no livro. "A pessoa aprende a deixar os pensamentos periféricos passarem sem desviar o foco."

Ele enfatiza a leitura da obra original e não de resumos. "Esse tipo de comodismo é o que vicia e cria dificuldades no vestibular. Quando o candidato lê e constrói o conhecimento, ganha segurança na hora do exame."

Cuidados com a postura e exercícios de relaxamento também ajudam o texto a fluir. Segundo o fisiatra Alexandre Zereu, é necessário que o vestibulando evite ler deitado, pois força a musculatura do pescoço. "O ideal é que ele leia sentado em uma cadeira que possua uma leve inclinação para trás. É importante colocar um apoio para os pés, caso seja de baixa estatura, e utilizar um suporte para leitura com inclinação de 40."

A estudante Cibele Mendes Carrera, 19, é uma das que evitam ler deitada. Ela afirma que procura sempre uma poltrona confortável. "Comecei a ler na cama, mas dormia. É melhor ler sentada."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vestibulares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página