Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2005 - 16h44

Estudo aponta que cerca de 25% dos brasileiros dominam leitura e escrita

Publicidade

da Folha Online

Somente cerca de 25% dos brasileiros que têm entre 15 e 64 anos dominam a leitura e a escrita, de acordo com resultados do 5º INAF (Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional) divulgados nesta quinta-feira, em referência ao Dia Internacional da Alfabetização.

O estudo é promovido por uma parceria entre o Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa desde 2001, em anos alternados. Foi realizado, desta vez, com base em questionários preenchidos por 2.002 pessoas, entre os últimos dias 30 de junho e 10 julho.

Entre os alfabetizados, 53% são mulheres e 47%, homens. Do total, mais de 70% têm até 34 anos. Já entre os 7% que são analfabetos, 64% são homens, 77% têm mais de 35 anos e 81% pertencem às classes D e E.

Segundo o INAF, 30% estão no Nível 1, ou seja, conseguem ler manchetes e títulos. Quase 33% são da classe C e 64%, das classes D e E. Somente 6% deles usam computadores, mas 52% dizem ler jornais e 48%, revistas. Outros 38% dos brasileiros estão no Nível 2. Estes conseguem ler textos curtos e localizar informações explícitas ou elaborar pequenas conclusões.

As principais deficiências estão concentradas, portanto, entre pessoas das classes C, D e E. Trata-se do oposto quando falamos dos alfabetizados. Entre estes, 60% têm ao menos o ensino médio completo, 54% usam computadores, 83% dizem ler jornais e 84%, revistas.

A divulgação destes resultados integrou a programação de um congresso internacional entre especialistas do Brasil e do exterior em práticas e promoção de habilidades de leitura, escrita e matemática.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre analfabetismo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página