Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2006 - 09h16

31 mil realizam hoje a 2ª fase da Fuvest

Publicidade

SIMONE HARNIK
da Folha de S.Paulo

Acontece hoje a prova de português da segunda fase da Fuvest, o maior vestibular do país --que seleciona os ingressantes da USP, Santa Casa e Academia do Barro Branco. Ao todo, 31.104 candidatos foram convocados para a etapa final do processo seletivo, que contou com mais de 170 mil inscritos na disputa das 10.247 vagas.

A prova de português, composta por uma redação mais dez questões discursivas, é comum para todos os convocados e tem duração de quatro horas. Nos dias seguintes, os exames variam conforme a carreira do candidato e duram três horas.

No vestibular 2005, o tema da redação dividiu opiniões. Muitos consideraram difícil de ser feita a abordagem sobre a "descatracalização da vida" --alusão a uma catraca que, em 2004, foi colocada em um pedestal no largo do Arouche (região central) por um grupo artístico para criticar o controle do capital e do governo sobre os cidadãos.

A candidata Regiane Ishii, 19, que disputa uma cadeira no curso superior do audiovisual foi uma das que gostaram do tema do vestibular passado. "Prefiro temas mais abstratos para a redação. Teve um ano, por exemplo, que foi sobre o tempo. Tenho mais facilidade para escrever sobre temas abertos do que sobre temas pontuais, como transporte, que caiu na Unicamp", diz.

Sua preocupação maior é com a prova de aptidão, específica para a carreira que presta. Além da prova de habilidades, a jovem realiza também o exame de português e história.

A coordenação da Fuvest afirma que o padrão das provas não deverá sofrer grandes alterações. Na opinião do coordenador do vestibular, Roberto Costa, o conjunto dos exames deve ser "um pouco mais fácil" que o do processo seletivo passado.

A primeira fase da Fuvest foi considerada pelos candidatos mais difícil. O desempenho fez com que as notas de convocação para a segunda fase caíssem 6,21 pontos no total das carreiras.

Calendário

O candidato deve ficar atento aos dias de prova de sua carreira. Conforme o curso escolhido, variam os exames.

Amanhã, é dia das provas de história ou química; na terça-feira, acontecem as provas de geografia e biologia; quarta é a vez de física; e, por fim, na quinta-feira ocorre a avaliação de matemática.

Os locais de prova podem ser consultados no site da Fuvest (www.fuvest.br). Mais informações por meio do telefone: 0/xx/11/3093-2444.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a segunda fase da Fuvest
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página