Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2006 - 09h03

Professores vêem ambigüidade em questão da 2ª fase da Fuvest

Publicidade

da Folha de S.Paulo

No terceiro dia de exames da segunda fase da Fuvest, o maior vestibular do país, professores de cursinho consultados pela Folha encontraram uma ambigüidade na primeira questão de biologia. Ontem foram realizadas as provas de geografia e de biologia.

De acordo com Sezar Sasson, supervisor da disciplina no Anglo, o gráfico da pergunta possibilitava dupla interpretação. "Era possível entender que a larva de mosquito se alimentava apenas do zooplâncton ou do zooplâncton e do fitoplâncton. Isso modificava a resposta nos itens a e b."

Para o coordenador de biologia do Etapa, Angelo Antonio Pavone, apenas uma interpretação era correta. "Na figura, há um círculo que mostra que a larva de mosquito se alimenta do zooplâncton e do fitoplâncton."

Mas Luiz Carlos Bellinello, coordenador de biologia do Objetivo, entende o contrário. "O círculo da figura mostra que a estrutura foi vista ao microscópio. Para mim, a larva de mosquito consome apenas o zooplâncton."

A assessoria de imprensa da Fuvest afirmou que a banca examinadora não havia identificado problemas com questões até o fim do dia. As reclamações devem ser encaminhadas por escrito.

O índice de abstenção ontem foi de 6,44%. Hoje, a partir das 13h, é aplicado o exame de física e, amanhã, acontece o de matemática.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a segunda fase da Fuvest
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página