Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2006 - 14h55

Cerca de 30 mil jovens protestam contra o governo em Paris

Publicidade

da France Presse

Cerca de 30 mil jovens se reuniram na tarde desta quinta-feira em Paris para protestar contra um novo contrato trabalhista apresentado pelo governo.

Segundo a polícia, jovens mascarados lançaram garrafas e objetos de madeira contra as forças da ordem, que responderam com gás lacrimogêneo. Ainda de acordo com a polícia, estes jovens não fazem parte do movimento estudantil que exige a retirada do chamado Contrato Primeiro Emprego (CPE), com o qual o governo conservador francês tenta diminuir o desemprego entre os menores de 26 anos, que chega a 25%.

Em 16 cidades francesas, entre elas Marselha, Bordeaux e Toulouse, o movimento de protesto contra o CPE reuniu mais de 100.000 pessoas, segundo os organizadores, e 50 mil segundo a polícia.

A presença policial para controlar estes protestos, sobretudo na capital, aumentou devido aos incidentes registrados nos últimos dias.

Os atos desta quinta-feira serão apenas o prelúdio da grande jornada de mobilização contra o CPE prevista para o próximo sábado e que contará com a participação de sindicatos e partidos de esquerda.

Leia mais
  • Incidentes marcam final de manifestação de estudantes em Paris
  • Estudantes franceses protestam contra reforma do governo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre protestos de estudantes
  • Leia o que já foi publicado sobre Dominique de Villepin
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página