Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2006 - 13h46

Alunos têm dificuldades em lidar com direitos humanos, diz Enem

Publicidade

da Folha Online

Os estudantes do ensino médio são despreparados para lidas com problemas que envolvam questões relacionadas com direitos humanos, segundo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2005. Dentre as cinco competências avaliadas pelo exame, essa foi a que os estudantes apresentaram as menores médias. Para Ataíde Alves, diretor de Avaliação da Certificação por Competência do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), as escolas precisam melhorar a formação ética e moral do estudante brasileiro.

"Todo mundo precisa saber aritmética. Todo mundo precisa saber a língua culta, ciências, história e geografia. Mas há que se complementar com componentes educacionais que envolvam atividades culturais e de natureza social que te possibilitem formar o verdadeiro cidadão", lembra Alves.

Segundo levantamento feito com dados do último exame, os alunos de escolas públicas e privadas têm dificuldade em lidar com problemas que envolvam questões éticas e morais, os estudantes se mostram ainda mais despreparados.

Na tentativa de motivar as escolas, o Ministério da Educação criou em 2004 o Programa Ética e Cidadania. Por meio dele, este ano, 170 escolas públicas vão receber incentivos financeiros para seguir com projetos de promoção da ética e cidadania na sala de aula.

De acordo com o ministério, serão R$ 5 mil por escola este ano. Do total de beneficiadas, 120 são de ensino médio e 50 do ensino fundamental. Para receber o incentivo, a instituição precisava estar entre as 1,6 mil ligadas ao programa governamental.

Foi o caso da Escola Nazaré Rodrigues da Silva, que fica no município de Laranjal do Jari, no Amapá. A professora Júlia Constatino de Medeiros conta que a escola pretende investir na divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O objetivo é combater o preconceito enfrentado por cerca de 20 alunos da escola que cumprem medidas sócio-educativas, como prestação de serviços à comunidade.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Enem


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página