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18/03/2006
-
13h46
da Folha Online
Os estudantes do ensino médio são despreparados para lidas com problemas que envolvam questões relacionadas com direitos humanos, segundo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2005. Dentre as cinco competências avaliadas pelo exame, essa foi a que os estudantes apresentaram as menores médias. Para Ataíde Alves, diretor de Avaliação da Certificação por Competência do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), as escolas precisam melhorar a formação ética e moral do estudante brasileiro.
"Todo mundo precisa saber aritmética. Todo mundo precisa saber a língua culta, ciências, história e geografia. Mas há que se complementar com componentes educacionais que envolvam atividades culturais e de natureza social que te possibilitem formar o verdadeiro cidadão", lembra Alves.
Segundo levantamento feito com dados do último exame, os alunos de escolas públicas e privadas têm dificuldade em lidar com problemas que envolvam questões éticas e morais, os estudantes se mostram ainda mais despreparados.
Na tentativa de motivar as escolas, o Ministério da Educação criou em 2004 o Programa Ética e Cidadania. Por meio dele, este ano, 170 escolas públicas vão receber incentivos financeiros para seguir com projetos de promoção da ética e cidadania na sala de aula.
De acordo com o ministério, serão R$ 5 mil por escola este ano. Do total de beneficiadas, 120 são de ensino médio e 50 do ensino fundamental. Para receber o incentivo, a instituição precisava estar entre as 1,6 mil ligadas ao programa governamental.
Foi o caso da Escola Nazaré Rodrigues da Silva, que fica no município de Laranjal do Jari, no Amapá. A professora Júlia Constatino de Medeiros conta que a escola pretende investir na divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
O objetivo é combater o preconceito enfrentado por cerca de 20 alunos da escola que cumprem medidas sócio-educativas, como prestação de serviços à comunidade.
Com Agência Brasil
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o Enem
Alunos têm dificuldades em lidar com direitos humanos, diz Enem
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Os estudantes do ensino médio são despreparados para lidas com problemas que envolvam questões relacionadas com direitos humanos, segundo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2005. Dentre as cinco competências avaliadas pelo exame, essa foi a que os estudantes apresentaram as menores médias. Para Ataíde Alves, diretor de Avaliação da Certificação por Competência do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), as escolas precisam melhorar a formação ética e moral do estudante brasileiro.
"Todo mundo precisa saber aritmética. Todo mundo precisa saber a língua culta, ciências, história e geografia. Mas há que se complementar com componentes educacionais que envolvam atividades culturais e de natureza social que te possibilitem formar o verdadeiro cidadão", lembra Alves.
Segundo levantamento feito com dados do último exame, os alunos de escolas públicas e privadas têm dificuldade em lidar com problemas que envolvam questões éticas e morais, os estudantes se mostram ainda mais despreparados.
Na tentativa de motivar as escolas, o Ministério da Educação criou em 2004 o Programa Ética e Cidadania. Por meio dele, este ano, 170 escolas públicas vão receber incentivos financeiros para seguir com projetos de promoção da ética e cidadania na sala de aula.
De acordo com o ministério, serão R$ 5 mil por escola este ano. Do total de beneficiadas, 120 são de ensino médio e 50 do ensino fundamental. Para receber o incentivo, a instituição precisava estar entre as 1,6 mil ligadas ao programa governamental.
Foi o caso da Escola Nazaré Rodrigues da Silva, que fica no município de Laranjal do Jari, no Amapá. A professora Júlia Constatino de Medeiros conta que a escola pretende investir na divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
O objetivo é combater o preconceito enfrentado por cerca de 20 alunos da escola que cumprem medidas sócio-educativas, como prestação de serviços à comunidade.
Com Agência Brasil
Especial
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