Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2006 - 12h39

Fraude faz UFMA anular o vestibular 2006

Publicidade

da Folha Online

O vestibular 2006 da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) foi anulado devido a uma suposta fraude. A decisão, conjunta com o Ministério Público Federal, foi anunciada na quinta-feira (19).

Segundo o Termo de Ajustamento de Conduta, as investigações da Polícia Federal mostraram que, durante a aplicação das provas da primeira fase, uma pessoa conseguiu acesso ao local onde ficavam os cadernos de prova dos candidatos que faltaram.

A falha na guarda da sala deverá ser apurada por meio de uma sindicância da universidade. A data para a realização da nova prova do vestibular ainda não foi confirmada.

Fraude

No último dia 11, um termo firmado entre a UFMA e o Ministério Público já havia anulado o exame da segunda fase do vestibular da instituição. Doze pessoas, sendo oito candidatos, foram detidas por suspeita de envolvimento na fraude no dia da prova, em 9 de abril.

De acordo com a PF (Polícia Federal), os candidatos envolvidos na fraude receberam o gabarito da prova, que havia sido previamente resolvida pelos chamados "pilotos". O meio de transmissão das respostas não foi divulgado.

Os compradores dos gabaritos pagaram de R$ 30 mil a R$ 70 mil, ainda segundo a PF. O esquema foi descoberto pela coincidência nas respostas dos envolvidos e, principalmente, nos erros cometidos por eles.

Todos os suspeitos presos confessaram seu envolvimento na fraude, de acordo com a PF.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre fraudes em vestibulares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página