Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2006 - 11h39

Pesquisa atesta que trabalho piora desempenho escolar

Publicidade

da Folha Online

Trabalhar por mais de duas horas diárias prejudica o desempenho escolar de crianças e adolescentes, de acordo com uma pesquisa desenvolvida com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Na pesquisa, enquanto estudantes que trabalhavam apenas dentro de casa perdiam de 6 a 9 pontos, os que trabalhavam fora perdiam 12.

O estudo --feito pelo economista Márcio Eduardo Bezerra-- foi baseado nos resultados obtidos por cerca de 300 mil alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio no Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) de 2003.

Segundo o economista, as atividades extra-curriculares não competem com os estudos quando duram ocupam até duas horas diárias. "Normalmente, esse tipo de atividade é voltado para disciplinar a criança por meio de atividades socioeducativas no ambiente doméstico, quando os pais obrigam seus filhos, por exemplo, a arrumar o quarto ou o ambiente de estudo."

O desemprenho escolar piora a cada hora adicional de trabalho. O maior problema foi observado entre alunos da 3ª série do ensino médio, que costumam ter cargas horárias maiores, pela idade mais avançada.

Com Agência Fapesp

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre trabalho infantil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página