Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2006 - 11h54

Conselho de Medicina realiza provas para 2.200 alunos em SP

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 2.200 estudantes do sexto ano de Medicina poderão fazer no dia 15 de outubro o exame de avaliação do ensino médico do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo).

A prova será realizada em 18 cidades do Estado. A fundação Carlos Chagas, responsável pela prova, ainda estuda a data de abertura das inscrições. As informações sobre como se inscrever serão divulgadas no dite da fundação ou do Cremesp. A segunda etapa do exame será realizada no dia 5 de novembro.

A participação no exame não é obrigatória, nem é pré-requisito para os médicos habilitados no Estado exercerem sua profissão. Em 2005, mil alunos fizeram o exame na primeira fase. A média de acertos foi de 75,68% da prova, resultado considerado "preocupante" pelo Cremesp.

Um dos motivos para avaliar a qualidade do ensino médico foi o aumento do número de denúncias contra a categoria, informou o conselho. Em 2000, foram recebidas 2.226 denúncias; em 2005, foram registradas 3.855.

Cerca de 25% das denúncias falam em imperícia, imprudência ou negligência. Os casos serão transformados em sindicâncias, segundo informou o Cremesp, por meio de assessoria.

Provas

A primeira etapa terá prova com questões nas áreas de pediatria, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, clínica médica, saúde pública, saúde mental, bioética e ciências básicas.

Segundo informou o Cremesp, atualmente há 28 escolas médicas em atividade no Estado --23 delas têm cerca de 2.200 alunos no sexto ano e as demais foram abertas há menos de seis anos.

Poderão fazer provas os alunos dos centros universitários Barão de Mauá (Ribeirão Preto) e Lusíada (Santos), as faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa (São Paulo), de Medicina da PUC (Campinas), da USP (São Paulo), da Unesp (Botucatu), de Catanduva, Jundiaí, Marília, Ribeirão Preto (USP), São José do Rio Preto, do ABC (Santo André), Sorocaba, Unicamp (Campinas), Unisa (São Paulo), Unimar (Marília), Escola Paulista de Medicina (São Paulo), Unaerp (Ribeirão Preto), universidades Metropolitana (Santos), de Mogi das Cruzes, de Taubaté, do Oeste Paulista (Presidente Prudente), e São Francisco (Bragança Paulista).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Cremesp
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página