Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2007 - 09h56

Questão 20 de matemática da Unifesp terá dois resultados aceitos

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A Vunesp decidiu dar nota máxima para dois resultados obtidos pelos estudantes no item A da questão 20, de matemática, da prova de conhecimentos específicos do vestibular da Unifesp. O motivo, segundo a fundação, foi um engano no enunciado que tornou a resolução mais complexa do que deveria ser.

"É dada a condição r maior ou igual a 10, mas o valor correto deveria ser 3", afirmou Fernando Prado, coordenador da Vunesp.

Com o número certo, o estudante resolveria o exercício com uma PA (progressão aritmética) e chegaria ao resultado n=16. Com o valor de 10, o resultado era n=8 e para chegar até ele era preciso fazer uma verificação geométrica --não solicitada no enunciado. Devido ao erro, a Vunesp concederá nota máxima aos dois resultados.

"Não pedimos a verificação dos dados, por isso não posso punir quem só chegou a n=16", disse Prado.

O professor do cursinho Universitário Ricardo Lambert é contra a decisão. "É injusto privilegiar os que resolveram como um simples exercício de PA, obtendo n=16, pois não levaram em consideração o fato de ser um polígono", afirmou.

Já o coordenador do Etapa Edmilson Motta diz aprovar a decisão. "Queriam verificar se o aluno reconhecia a condição de convexidade do polígono e se conseguia resolver a inequação. Isso é possível verificar se o estudante chegou a n=16."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Unifesp

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página