Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2000 - 16h03

Ministro acredita que provão demonstrou melhora no sistema universitário

da Folha Online

O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, afirmou hoje que o resultado do provão 2000 demonstra que o sistema universitário está melhor do que era em 1996, quando a avaliação foi iniciada. Segundo ele, os cursos criados a partir desta data são melhores na média que os existentes antes.

Paulo Renato informou que dos 131 cursos que estavam em processo de renovação da autorização de funcionamento, 52% melhoraram seus resultados na avaliação deste ano. Entre 55 cursos que tiveram conceitos E, 56,4%, evoluíram seus conceitos. Dos 76 que obtiveram conceitos D, 48,7% melhoraram seu desempenho este ano.

Segundo ele, a avaliação dos próprios estudantes, no questionário sócio-economico que acompanha o provão, aponta para uma melhoria na qualidade do ensino.

Entre os cursos de direito, 31,4% informaram ter amplo acesso aos recursos de informática nas instituições onde estudam. Em 1997, o índice de estudantes satisfeitos com acesso aos microcomputadores era de 11,6%.

No caso dois estudantes de administração, esse índice atingiu 36,9% contra os anteriores 25,3% e em engenharia civil, 38,5% contra 31,4% de 1997.

O ministro destacou a melhoria na titulação dos docentes de todas as áreas. De acordo com o levantamento deste ano, 55% dos professores possui mestrado ou doutorado, contra 33% registrados em 1996.

O destaque ficou por conta dos cursos de direito em que o crescimento do número de professores com mestrado ou doutoirado foi de 54%. passando de 24% do total em 1996 para 37% este ano. Nos cursos de administração, o percentual de mestres ou doutores atingiu este ano 44%, contra 33% no primeiro ano do provão.

O ministro rebateu as críticas feitas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de que a expansão dos cursos de direito estarão levando ao fracasso dos alunos no exame da Ordem. Ele disse que a crítica não procede.

"Entre os cursos de direito que participaram pela primeira vez do provão em 1996, 34,3% obtiverasm conceitos A ou B. Já os cursos que participaram pela primeira vez este ano somaram 44% das melhores notas", afirmou Paulo Renato.

Consulte a situação da sua universidade

Por Instituição
Por Cidade


Enquete

Você prestaria vestibular num curso que está na malha fina do MEC?
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página