Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2000 - 21h11

Nordeste supera médias do Sudeste em cinco cursos do provão

da Folha de S.Paulo

As regiões Sul e Sudeste, que concentram o maior número de cursos com conceito A no provão, têm médias inferiores às do Nordeste em algumas áreas.

Em direito, alunos do Nordeste tiveram média de 42,5 pontos sobre 100, contra 38,7 dos alunos do Sudeste e 39,9 dos do Sul.

Os alunos do Nordeste superaram os do Sudeste em psicologia, física, engenharia elétrica e administração, 5 dos 18 cursos avaliados este ano.

Para Tancredo Maia Filho, coordenador do provão, a razão é a maior heterogeneidade de alguns cursos de Sudeste e Sul, onde estão os melhores cursos de direito, mas há muitas faculdades privadas, com médias piores que as das públicas. "Cerca de 60% dos que fizeram provão de direito no Nordeste são de escolas públicas federais, que tiveram os melhores resultados. No Sudeste, 73% dos alunos de direito são da rede privada."

Mas na maioria das 18 carreiras o desempenho dos alunos de Sul e Sudeste supera o dos estudantes de Norte e Nordeste.

Em geral, a nota dos alunos é melhor em instituições públicas e a pior média é de particulares.

No curso noturno de economia da Faculdade de Ciências Econômicas de Varginha (MG), que teve A e todos os formandos com notas entre os 25% de alunos com melhores notas, o reduzido número de estudantes no exame (três) facilitou a preparação da universidade. "Mas o resultado também é fruto de nosso esforço, pois trabalhamos com alunos do noturno que pagam R$ 200 por mês", diz o diretor do curso, Marco Antônio de Araújo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página