Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2001 - 19h27

Avaliação das condições de faculdades será feita pelo Inep

da Folha Online

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) assume neste ano a responsabilidade sobre a avaliação das condições de oferta das instituições de ensino superior, que antes era feita pelo MEC.

O instituto já responsável hoje pelo provão, que também avalia cursos de graduação, além do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e estatísticas gerais da Educação.

As Condições de Oferta são parte integrante do processo de avaliação do ensino de graduação e ficava a cargo da Sesu (Secretaria de Ensino Superior do ministério da Educação), do MEC.

O processo de avaliação das condições de oferta é orientado por um roteiro de visitas de verificação nas próprias instituições de ensino. São observados e avaliados os seguintes quesitos: qualificação do corpo docente, organização didático-pedagógica e instalações, em especial, bibliotecas e laboratórios. Os conceitos atribuídos às condições das universidades podem variar entre: muito boas (CMB), boas (CB), regulares (CR) ou insuficientes (CI).

Da mesma forma que o provão, a avaliação das condições de oferta também pode colocar universidades na "malha fina" do MEC. Instituições que recebem dois conceitos insuficientes (CI), dentre os três quesitos avaliados, também são submetidas ao processo de renovação de reconhecimento e, caso não façam melhorias, podem ser fechadas.

O Inep ainda não tem definido o calendário para que as comissões, que também serão indicadas pelo instituto, iniciem a vistoria nos cursos e instituições avaliados.

As informações são da agência PontoEDU.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página