Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2007 - 12h40

Para educadores, idéia é positiva, mas há ressalvas

Publicidade

DANIELA TÓFOLI
FÁBIO TAKAHASHI
da Folha de S.Paulo

Educadores consultados pela reportagem afirmam ser positiva a idéia das escolas de adotar novas tecnologias --como blogs e jogos de última geração-- para o aprendizado dos alunos. Eles, porém, fazem algumas ressalvas a essa estratégia.

"Se não houver um bom acompanhamento do professor, o tempo utilizado nessas ferramentas poderá ser perdido", afirma a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Maria Irene Maluf.

A pedagoga afirma que a principal característica que indica a qualidade da escola é a formação dos seus professores --e não as tecnologias adotadas para o ensino.

Já o professor da Faculdade de Educação da Unicamp Sergio Amaral afirma que as novas ferramentas só têm eficácia se estiverem bem integradas com a proposta didática da instituição.

"A tecnologia não pode ser reduzida à simples utilização instrumental. Senão, fica apenas uma atividade lúdica, sem relação com o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem", afirma.

Andréa Jotta Nolf, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, destaca uma outra questão importante a ser considerada nessa discussão: o corretor ortográfico dos programas de computador.

"Quem faz texto no Word, por exemplo, tem tudo corrigido automaticamente." Dessa forma, diz ela, o estudante deixa de prestar atenção em regras básicas da ortografia. "A solução é que as escolas peçam alguns trabalhos escritos à mão, pelo menos nas séries iniciais", afirma Andréa.

Apesar dessa ressalva, a psicóloga é a favor da inclusão das novas tecnologias na sala de aula.

"Não dá mais para escapar do Google, do Orkut, dos games. O desafio é não estacionar e saber tirar proveito disso." (DT e FT)

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página