Publicidade
Publicidade
Para educadores, idéia é positiva, mas há ressalvas
Publicidade
DANIELA TÓFOLI
FÁBIO TAKAHASHI
da Folha de S.Paulo
Educadores consultados pela reportagem afirmam ser positiva a idéia das escolas de adotar novas tecnologias --como blogs e jogos de última geração-- para o aprendizado dos alunos. Eles, porém, fazem algumas ressalvas a essa estratégia.
"Se não houver um bom acompanhamento do professor, o tempo utilizado nessas ferramentas poderá ser perdido", afirma a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Maria Irene Maluf.
A pedagoga afirma que a principal característica que indica a qualidade da escola é a formação dos seus professores --e não as tecnologias adotadas para o ensino.
Já o professor da Faculdade de Educação da Unicamp Sergio Amaral afirma que as novas ferramentas só têm eficácia se estiverem bem integradas com a proposta didática da instituição.
"A tecnologia não pode ser reduzida à simples utilização instrumental. Senão, fica apenas uma atividade lúdica, sem relação com o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem", afirma.
Andréa Jotta Nolf, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, destaca uma outra questão importante a ser considerada nessa discussão: o corretor ortográfico dos programas de computador.
"Quem faz texto no Word, por exemplo, tem tudo corrigido automaticamente." Dessa forma, diz ela, o estudante deixa de prestar atenção em regras básicas da ortografia. "A solução é que as escolas peçam alguns trabalhos escritos à mão, pelo menos nas séries iniciais", afirma Andréa.
Apesar dessa ressalva, a psicóloga é a favor da inclusão das novas tecnologias na sala de aula.
"Não dá mais para escapar do Google, do Orkut, dos games. O desafio é não estacionar e saber tirar proveito disso." (DT e FT)
Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br
Leia mais
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Avaliação reprova 226 faculdades do país pelo 4º ano consecutivo
- Dilma aprova lei que troca dívidas de universidades por bolsas
- Notas das melhores escolas paulistas despencam em exame; veja
- Universidades de SP divulgam calendário dos vestibulares 2013
- Mercadante diz que não há margem para reajuste maior aos docentes
+ Comentadas
- Câmara sinaliza absolvição de deputados envolvidos com Cachoeira
- Alunos com bônus por raça repetem mais na Unicamp
+ EnviadasÍndice