Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2001 - 12h37

Timor elogia ação do Brasil em recuperação do português no país

da Folha Online

O chefe do Departamento de Assuntos Sociais da Administração Transitória do Timor Leste, padre Filomeno Jacob, disse hoje que Brasil e Portugal estão ajudando a reintroduzir a língua portuguesa no Timor Leste.

A ex-colônia portuguesa, que ficou mais de 20 anos ocupada pela Indonésia, passou por um período de aculturação e hoje o português é falado por cerca de apenas 10% da população.

Desde o ano passado, mais de mil professores treinados com o método do programa brasileiro Alfabetização Solidária estão e ensinando a língua nas salas de aula timorenses.

"Mas isso não basta. Nós precisamos que entre pelos olhos e pelos ouvidos, a música, o filme, a telenovela brasileira, porque tudo isso vai recriar uma nova cultura da latinidade e da lusofonia", afirmou Jacob.

Segundo ele, a escolha do português como língua oficial foi uma decisão política relacionada com a luta pela independência. "Ninguém mais do que os falantes de língua portuguesa nos apoiaram no processo de libertação e agora na construção do novo país", disse o padre.

As informações são da Agência Brasil.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página