Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2001 - 10h21

Ministro Paulo Renato anuncia novas regras no Provão

da Folha Online

O ministro Paulo Renato Souza anuncia hoje, às 14h30, as novas regras para distribuição dos conceitos do Provão (Exame Nacional de Cursos), que serão realizadas na avaliação desse ano. O pronunciamento acontece na sede do MEC (Ministério da Educação), em Brasília.

O ministério reconheceu a necessidade de alterações no Provão, depois de cinco anos resistindo às críticas e pressões dos donos de faculdades, organizações estudantis e até dos dirigentes das federais.

A principal mudança proposta acontece na sistemática de definição das menções dadas às universidades pelo exame, justamente um dos pontos mais polêmicos do sistema de avaliação das instituições de ensino superior no Brasil.

Atualmente, as notas atribuídas no Provão não se constituem em um ranking. O critério de distribuição segue a técnica da Normal de Gauss e deve ter como notas fixas: 12% de conceito "A"; 18%, de "B"; 40% de notas "C"; 18%, de "D"; e 12% de conceito "E".

De acordo com essa técnica, todas as escolas inscritas devem se situar no universo entre as notas "A" e "E" mesmo que a diferença entre a melhor colocada e a pior seja de menos de um ponto.

No mesmo evento, o ministro recebe 18 alunos que obtiveram as melhores notas no Provão do ano passado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página