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25/03/2001
-
20h03
Um encontro entre coordenadores, dirigentes e professores das instituições de ensino superior discutem nestas segunda terça-feira (26 e 27), a aplicação do provão em cursos de engenharia mecânica e elétrica.
O 1º Seminário do Provão de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) vai discutir questões como avaliação de professores e qualidade de bibilioteca e instalações.
Os dois seminários, com programações distintas, serão realizados simultaneamente na Faculdade de Tecnologia da UnB (Universidade de Brasília). O objetivo é utilizar as informações do provão para melhorar a qualidade dos cursos. Além do questionário sócio-econômico, respondido por todos os estudantes que fizeram o exame no último ano, o público do encontro terá à disposição uma análise técnica e a impressão dos coordenadores e estudantes sobre a prova.
A realização dos seminários é uma parceria do Inep com a Associação Brasileira de Engenharia (Abenge) e a Faculdade de Tecnologia da UnB. O evento integra a série Seminários do provão, que o Inep vem realizando para discutir o impacto da avaliação nos cursos. O curso de Engenharia Elétrica é avaliado desde 1998 e o de Engenharia Mecânica desde 1999. Em 2001, os cursos de Engenharia Elétrica terão 4.480 estudantes fazendo o provão. Na Engenharia Mecânica participarão 3.104 formandos.
O questionário-pesquisa do provão fornece indicações claras sobre o funcionamento dos cursos que participam da avaliação. É um instrumento que serve tanto para a gestão como para a auto-avaliação, visando a melhoria da qualidade. Ao responder sobre a composição das disciplinas do curso, 29,1% dos estudantes de engenharia elétrica e 27,1% dos alunos de mecânica afirmaram que o currículo deveria incorporar novas disciplinas. Já 21,9% e 24,7% dos graduandos de elétrica e mecânica, respectivamente, afirmaram que o currículo necessitava de uma reformulação geral.
Também são coletados dados que possibilitam traçar o perfil dos alunos. Os cursos de engenharia mecânica e elétrica, por exemplo, têm a maior quantidade de homens entre todos que fizeram o último exame: 95,7% e 89,7%, respectivamente. Os alunos dessas duas áreas também estão entre os que têm maior conhecimento da língua inglesa: 42% em engenharia elétrica e 41,8% em engenharia mecânica.
Encontro em Brasília discute provão de engenharia
da Folha OnlineUm encontro entre coordenadores, dirigentes e professores das instituições de ensino superior discutem nestas segunda terça-feira (26 e 27), a aplicação do provão em cursos de engenharia mecânica e elétrica.
O 1º Seminário do Provão de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) vai discutir questões como avaliação de professores e qualidade de bibilioteca e instalações.
Os dois seminários, com programações distintas, serão realizados simultaneamente na Faculdade de Tecnologia da UnB (Universidade de Brasília). O objetivo é utilizar as informações do provão para melhorar a qualidade dos cursos. Além do questionário sócio-econômico, respondido por todos os estudantes que fizeram o exame no último ano, o público do encontro terá à disposição uma análise técnica e a impressão dos coordenadores e estudantes sobre a prova.
A realização dos seminários é uma parceria do Inep com a Associação Brasileira de Engenharia (Abenge) e a Faculdade de Tecnologia da UnB. O evento integra a série Seminários do provão, que o Inep vem realizando para discutir o impacto da avaliação nos cursos. O curso de Engenharia Elétrica é avaliado desde 1998 e o de Engenharia Mecânica desde 1999. Em 2001, os cursos de Engenharia Elétrica terão 4.480 estudantes fazendo o provão. Na Engenharia Mecânica participarão 3.104 formandos.
O questionário-pesquisa do provão fornece indicações claras sobre o funcionamento dos cursos que participam da avaliação. É um instrumento que serve tanto para a gestão como para a auto-avaliação, visando a melhoria da qualidade. Ao responder sobre a composição das disciplinas do curso, 29,1% dos estudantes de engenharia elétrica e 27,1% dos alunos de mecânica afirmaram que o currículo deveria incorporar novas disciplinas. Já 21,9% e 24,7% dos graduandos de elétrica e mecânica, respectivamente, afirmaram que o currículo necessitava de uma reformulação geral.
Também são coletados dados que possibilitam traçar o perfil dos alunos. Os cursos de engenharia mecânica e elétrica, por exemplo, têm a maior quantidade de homens entre todos que fizeram o último exame: 95,7% e 89,7%, respectivamente. Os alunos dessas duas áreas também estão entre os que têm maior conhecimento da língua inglesa: 42% em engenharia elétrica e 41,8% em engenharia mecânica.
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