Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2001 - 12h24

Para ministro, dados do IBGE sobre educação são 'espetaculares'

da Agência Folha

O ministro Paulo Renato Souza disse hoje que os números da educação apresentados no levantamento do IBGE "Síntese dos Indicadores Sociais 2000", são "espetaculares".

Sem comentar nada sobre a paralisação nacional de professores de escolas públicas dessa sexta, o ministro defendeu as melhorias de sua gestão em um palestra a um grupo de prefeitos da região de Sorocaba (SP).

O citou hoje avanços nos índices de percentual de crianças matriculadas nas escolas e uma diminuição do diferencial de escolaridade entre ricos e pobres da população.

"Houve uma redução de 22 pontos percentuais na diferença [da parcela de crianças matriculadas] entre os mais ricos e os mais pobres", declarou.

Os dados citados pelo ministro foram colhidos pelo IBGE entre 1992 e 1999.

Reserva de vagas

Paulo Renato voltou a criticar ontem o projeto de reserva de vagas das universidades estaduais do Rio de Janeiro para alunos de escolas públicas.

"A minha preocupação como ministro não deve ser a de fixar cotas, tem de ser melhorar a educação pública.", disse.

O projeto de lei estadual foi aprovado na quarta-feira pela Assembléia Legislativa do Rio.

"Eu não vou me opor se uma iniciativa dessa vier a ser aprovada em âmbito federal, mas eu não acho que seja a solução. A solução é universalizar o ensino público e melhorar a sua qualidade para que o estudante tenha o mesmo nível e possa disputar em pé de igualdade com qualquer estudante.", afirmou o ministro.

Paulo Renato participou nesta manhã de um seminário sopre programas do governo federal em Sorocaba, falando a uma platéia composta por prefeitos, vereadores e dirigentes municipais de 93 municípios da região.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página