Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2001 - 16h43

Secretária da Educação de SP defende o Enem como vestibular

da Folha Online

A secretária de Educação de São Paulo, Rose Neubauer, defendeu hoje a substituição do vestibular pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Durante o lançamento do exame, feito pelo secretário de Educação Média e Tecnológica do MEC, Ruy Berger, Rose Neubauer criticou o que chama de "festival de vestibulares" a que o aluno é submetido anualmente, para tentar ingressar no ensino superior.

"O Enem é referência e lança uma provocação: o vestibular está realmente cobrando o que o aluno está aprendendo no ensino médio? Alguns vestibulares querem selecionar apenas o melhor aluno para aquela universidade e acho que os reitores precisariam fazer uma reflexão sobre isso", afirmou.

"Com a aceitação do Enem como vestibular, um aluno também teria mais chances de tentar a aprovação em universidades de outros Estados, por mais que precisasse de algum complemento, como uma entrevista", disse.

O secretário Ruy Berger defendeu o Enem apenas como um dos elementos que podem ser utilizados nos processos seletivos. "Não sei se seria bom um processo seletivo único e nacional, mas esperamos que seja utilizado pelas universidades", disse.

Atualmente, 211 instituições de ensino superior já utilizam os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em seus vestibulares. Berger destacou a USP e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que utilizam o exame como peso na primeira fase dos seus concursos. Berger disse esperar que a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) também faça sua adesão ao exame.

Berger disse ainda que o Enem é "referencial para o mercado de trabalho", para o aluno que não opte pelo ensino superior, mas admitiu que a utilização do Enem neste campo ainda não tem números expressivos. "Há uma utilização apenas esporádica", afirmou.

As inscrições ao Enem poderão ser feitas de hoje até o dia 27 deste mês, em qualquer agência dos Correios, e pela internet (www.enem.inep.gov.br/inscricao), até o dia 26.

A prova acontece dia 26 de agosto, em 248 municípios. Será uma prova única, com 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. A taxa é de R$ 32, exceto para concluintes do ensino médio da rede pública, estudantes carentes da rede particular e os concluintes do Educação de Jovens e Adultos entre abril de 2000 e deste ano ou, para aqueles que já concluíram este nível de ensino, desde que apresentem declaração de carência.

As informações são da Agência PontoEDU.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página