Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2001 - 16h57

Aluno portador de deficiência terá facilidades para fazer Enem

da Folha Online

O MEC (Ministério da Educação) informou hoje que irá oferecer condições especiais a deficientes físicos interessados em participar da versão 2001 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O portador de necessidades especiais interessado deverá declarar, obrigatoriamente, no ato da inscrição, o tipo de necessidade de que é portador, para que possa receber o auxílio necessário à realização da prova.

Aos portadores de deficiência visual, por exemplo, serão oferecidas provas ampliadas com tamanho de letra correspondente ao corpo 24, além de provas em braile. Já os estudantes com dificuldades de locomoção farão a prova em salas de acesso fácil.

Será oferecido auxílio para a transcrição da parte objetiva da prova e da redação aos participantes incapazes de efetuar a marcação do cartão-resposta.

O MEC prevê ainda a aplicação da prova fora dos locais previamente definidos aos estudantes que estejam internados, há pelo menos um ano, em unidades hospitalares que tenham um programa de educação especial, em nível médio, de atendimento a portadores de deficiência.

As inscrições do Enem poderão ser feitas de hoje até o dia 27 deste mês, em qualquer agência dos Correios, e pela internet até o dia 26. No dia 26 de agosto, será realizada a prova em 248 municípios, incluindo todas as capitais.

A taxa é de R$ 32, exceto para concluintes do ensino médio da rede pública, estudantes carentes da rede particular e os concluintes do Educação de Jovens e Adultos entre abril de 2000 e deste ano - ou, para aqueles que já concluíram este nível de ensino, desde que apresentem declaração de carência.

As informações são da Agência PontoEDU.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página