Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2001 - 19h55

Programa de saúde auditiva chega a 3 milhões de alunos

da Folha Online

Os estudantes da segunda série do ensino fundamental das escolas públicas de todo o país estão participando da terceira edição da campanha "Quem ouve bem aprende melhor", que deve atingir 3 milhões de estudantes este ano.

A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Otologia e Fundação de Otorrinolaringologia, com apoio do Governo Federal, Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Fundação Nacional de Desenvolvimento Educacional.

A primeira fase foi iniciada em março, com a distribuição de 38 mil kits para as escolas públicas, contendo duas fitas de vídeo (uma com orientações sobre a campanha e outra para a aplicação do teste auditivo) e folhetos explicativos para pais e professores.

Na segunda fase, os estudantes que apresentarem algum problema de audição serão examinados gratuitamente por médicos otorrinolaringologistas da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em regime de mutirão nas áreas mais carentes e isoladas do país.

Caso o diagnóstico seja confirmado, as crianças receberão tratamento médico adequado e, se necessário, próteses auditivas.

A campanha do ano 2000 detectou que 30% das 780,4 mil crianças que passaram pelo vídeo-teste sofriam de pequenos problemas de audição. Esse ano a previsão é de que, das 3 milhões de crianças examinadas, 420 mil passem pela triagem e recebam tratamento médico adequado. Estão sendo destinados R$ 8,8 milhões para a edição deste ano.

As informações são da Agência PontoEDU.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página