Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2001 - 16h01

Federal de Minas define plano de racionamento de energia

da Folha Online

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) divulgou hoje o seu plano para redução do consumo de energia.

Segundo DPFO (Departamento de Planejamento Físico e Obras) da universidade, que elaboraou o plano de economia, foram recomendados cortes de 100% no uso dos aparelhos de ar condicionado de janela, além da redução de 50% da iluminação elétrica de salas, gabinetes e corredores dos prédios administrativos e das unidades acadêmicas.

Outra medida de impacto refere-se ao desligamento da iluminação das áreas públicas nos campi da universidade, da meia-noite às 6h. Neste horário, será mantida apenas a iluminação de vigília. De acordo com o plano, o consumo de energia nos laboratórios será avaliado caso a caso.

O plano é composto por 25 itens que deverão ser adotados por toda a universidade. Para coordenar as ações, o reitor Francisco César de Sá Barreto instituiu hoje a Comissão Interna de Economia de Energia, que será presidida pelo engenheiro Francisco Diniz Alves.

Além de gerenciar ações e estabelecer metas do consumo na UFMG, a comissão deverá participar de todas as licitações que envolvam uso de energia, estabelecendo especificações técnicas para projetos, materiais e serviços.

Outra atribuição da comissão é aplicar os recursos advindos da redução de despesas em novos projetos que possibilitem o uso racional de energia.

As informações são da Agência PontoEDU.

  • Veja especial sobre a Crise Energética
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página