Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2001 - 22h25

Ministro promete agilizar fechamento de cursos ruins

RAFAEL GARCIA
da Folha Online

O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, afirmou que anunciará em breve um pacote de medidas para agilizar o processo de fechamento de cursos superiores ruins.

A decisão chega cinco anos após a criação do provão (Exame Nacional de Cursos), que avalia faculdades e universidades com base em notas obtidas pelos formandos.

"Eu acho que agora nós temos uma massa crítica de cinco anos de avaliação [do provão], e podemos fazer uma vinculação maior entre o desempenho da faculdade e um mecanismo um pouco mais ágil para cancelamento do reconhecimento de cursos", afirmou.

O MEC também usa como instrumento a avaliação das condições de oferta, feita por especialistas que visitam as faculdades. Apesar de diversos cursos terem sido reprovados nos dois critérios, nenhum foi fechado desde o início do provão, em 1996.

O ministro afirma, porém, que um eventual fechamento não será imediato, após um curso tirar notas ruins. "Nós fazemos recomendações e as faculdades precisam não seguir essas recomendações nossas [para serem fechadas]".

Paulo Renato não quis especificar quais serão as medidas que tornarão mais ágeis o fechamento de cursos, mas prometeu divulgar em breve. "Espero poder anunciar até o dia 10, quando será realizado o provão", disse.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página