Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2001 - 18h17

UNE fará pesquisa para saber se alunos são favoráveis ao provão

da Folha Online

A UNE (União Nacional dos Estudantes) vai fazer um plebiscito para saber se os alunos submetidos ao provão são favoráveis ou não ao exame. A entidade, que defende o boicote ao provão desde que foi criado, em 1996, pretende intensificar a campanha neste ano.

Segundo Danilo Moreira, da direção nacional da UNE, a pesquisa será feita por meio de questionários distribuídos aos alunos nos principais locais de prova, logo antes do exame, no dia 10.

Ele afirma que o texto dos questionários ainda não está pronto, mas o teor das perguntas já foi definido. "Vamos perguntar ao estudante: você está fazendo o provão porque é favorável ao exame ou porque ele é uma imposição do MEC?"

A UNE também pretende perguntar se os alunos acham que o ensino superior melhorou com o provão, e se eles são favoráveis a uma outra forma de avaliação dos cursos.

"Temos uma proposta alternativa ao provão, para que a avaliação das faculdades seja feita por entidades como a UNE, a Andes (sindicato nacional de professores universitários), a Andifes (associação de reitores das universidades federais), e outras. (...) Tentamos entregar a proposta ao MEC no ano passado, mas não quiseram nos receber", diz Danilo.

Entre os argumentos da UNE contra o provão está o fato de que o MEC atribui notas às faculdades e as divulga. A entidade afirma que se o objetivo do provão é avaliar a universidade, não há necessidade de tornar pública a nota dos cursos e expor os alunos a eventuais julgamentos no mercado de trabalho.

Segundo a entidade, o provão não dá conta de avaliar os cursos porque não abrange a parte prática e outros aspectos de algumas carreiras.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página