Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2001 - 21h29

Confira na íntegra o bate-papo com o coordenador do provão

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra da conversa de internautas com o coordenador nacional do provão, Tancredo Maia Filho, realizado hoje no Bate-papo do UOL.

Leia também o especial da Folha Online sobre o provão.



(20:07:36) Tancredo Maia Filho: Boa noite aos participantes deste chat.

(20:07:41) maria: entra na sala...

(20:08:02) matias: Tenho uma dúvida: Me mudei após a matrícula no ENEM e gostaria de saber como posso mudar o endereço que consta no cadastro.

(20:08:18) FaculdadesMaringa: Boa Noite, os Alunos da Faculdades Maringa agradecem!

(20:08:22) joao: entra na sala...

(20:08:56) augusto reservadamente fala para TODOS: oi, maria estar divolta quer convarsar comigo

(20:09:09) Gislaine: entra na sala...

(20:09:15) Teo: sai da sala...

(20:09:31) Walber: Professor, boa noite. O provão vai algum dia abandonar a distribuição de notas baseada na média geral e divulgar as notas reais que os estudantes e cursos tiram?

(20:09:33) Karen reservadamente fala para TODOS: Senhor Tancredo Maia Filho, o provão realmente mede o nível de uma faculdade?

(20:09:54) Producao UFSCar: entra na sala...

(20:09:57) Fernando: entra na sala...

(20:09:59) Gislaine: Boa noite faculdades Maringá, aqui é a Gislaine do 4º de Comércio Exterior....Participando de casa

(20:10:05) Michael Ruman: sai da sala...

(20:10:14) Selecionador - Folha Online: O coordenador do provão tira dúvidas agora, a convite da Folha Online, sobre o exame que será realizado neste domingo

(20:10:23) carmen valeria: entra na sala...

(20:10:35) matias: Tenho uma dúvida: Me mudei após a matrícula no ENEM e gostaria de saber como posso mudar o endereço que consta no cadastro.

(20:10:35) mauricio/sp: entra na sala...

(20:10:46) rubens: sai da sala...

(20:10:59) matias fala para Tancredo Maia Filho: Tenho uma dúvida: Me mudei após a matrícula no ENEM e gostaria de saber como posso mudar o endereço que consta no cadastro.

(20:11:08) Karen reservadamente fala para TODOS: Muitos alunos boicotam o provão e a faculdade é que "paga" por isso.Seria justo???

(20:11:31) carlos fala para Tancredo Maia Filho: como vc encara o boicote dos alunos de jornalçismo das escolas ´público ao provão, que aumenta a cada ano?

(20:11:46) Addicted to Chaos: entra na sala...

(20:11:49) Tancredo Maia Filho: Matias este chat é sobre o ENC, o Provão. Entre em contato com o pessoal do Enem pelo e-mail enem@inep.gov.br

(20:12:08) mauricio/sp: Por que conceder bolsa para mestrado/doutorado, somente agora e na condição do candidato destacar-se na prova?

(20:12:29) -Búfalo fala para Michael Ruman: Inicialmente, quero dizer que esta iniciativa do Provâo é bem vinda, e pode melhorar mais.

(20:12:31) Brasilino reservadamente fala para TODOS: Os estudantes de jornalismo da PUC-SP decidiram boicotar o Provão depois de muita discussão. Resultado: carta já encaminhada à imprensa e que será distribuída no domingo.

(20:12:36) Addicted to Chaos: boa noite

(20:12:39) FaculdadesMaringa: Sr Tancredo Maia Filho, Porque o provão será realizado em Junho ?

(20:12:55) Carlos: entra na sala...

(20:13:01) Tancredo Maia Filho: Carlos, em contraposição ao boicote dos alunos de jornalismo apresento a estabilidade do percentual de boicote em 1,4% dos alunos de todas as áreas

(20:13:11) maria fala para Tancredo Maia Filho: boa noite ,ate onde este provão vai dizer qual facudade é ou não boa de ensino.onde os alunos não estão ligando a minima para isto

(20:13:33) Producao UFSCar: entra na sala...

(20:13:40) Tancredo Maia Filho: Búlafo, concordo que o Provão pode melhorar

(20:13:56) Bate-papo UOL reservadamente fala para Walber: Sua mensagem foi enviada para o selecionador.

(20:14:00) Karen fala para Tancredo Maia Filho: O senhor acha que o provão realmente avalia a qualidade de uma faculdade?E os boicotes?Seria justo penalizar uma faculdade por irresponsabilidade de alunos?

(20:14:11) Laufer: entra na sala...

(20:14:11) Fernando: o boicote este ano será muuuito maior q nos anos anteriores, com a adesão de jornalismo, psicologia, pedagogia e outros !!

(20:14:17) Brasilino: Declaração de boicote ao provão do formandos em jornalismo da PUC-SP:

(20:14:17) Walber fala para Tancredo Maia Filho: Professor, boa noite. O provão vai algum dia abandonar a distribuição de notas baseada na média geral e divulgar as notas reais que os estudantes e cursos tiram?

(20:14:33) Tancredo Maia Filho: Maria, O Provão tem mostrado para a sociedade quais são os cursos melhores e quais são os cursos piores

(20:14:36) Gislaine reservadamente fala para TODOS: E se não fizer o provão, o que acontece ??? E esses boicotes como são encarados pelo MEC ????

(20:14:38) Brasilino: Nós, formandos do curso de jornalismo da PUC-SP, decidimos boicotar o Provão. Entregaremos as provas em branco por discordarmos dos métodos e objetivos do Exame Nacional de Cursos.

(20:14:53) Luana fala para Tancredo Maia Filho: Ola pode me explicar qual o objetivo do Provão?

(20:14:56) Fárida fala para Tancredo Maia Filho: eu acho q o provão é muito ruim

(20:15:01) maria reservadamente fala para TODOS: como as notas vai para o curriculo onde o aluno pode ser prejudicado

(20:15:04) Brasilino: Ao tentar homogeneizar o ensino superior, o Provão tira da universidade sua autonomia. Em vez de se pautar pelas pluralidades e particularidades acadêmicas, as instituições de ensino passarão a priorizar o conteúdo da prova do MEC, elaborada para padronizar, em quatro horas, quatro anos de curso.

(20:15:14) Producao UFSCar: Boa noite a todos .. Sou aluno de Engenharia de Produção e o curso , como muitos outros ainda não fazem parte das faculdades que são avaliadas pelo provão. Existem alguma previsão a entrada de outros cursos e especiamente o meu ?

(20:15:18) nilva fala para Tancredo Maia Filho: o que vc acha das escolas que tem "aulas preparatórias" para o provão? Isso pode atrapalhar o resultado da avaliação?

(20:15:20) Brasilino: Isso acaba se traduzindo em cursinhos pré-provão e sorteios de prêmios em faculdades deficientes que tentam legitimar-se por meio do Provão.

(20:15:30) Marvio reservadamente fala para TODOS: Sera que este provão não vai beneficiar só pessoas que tem dinheiro?

(20:15:37) Brasilino: Está claro que o objetivo desta "avaliação" é subordinar todo o ensino universitário às simples demandas do mercado. A revista do Provão, enviada a todos os formandos, explicita essa intenção ao tentar coagir os estudantes a fazerem a prova através de ameaças de exclusão do mercado de trabalho.

(20:15:41) Fernando: tancredo, não creio q o provão mostre quais as "melhores" e as "piores" faculdades

(20:15:55) Brasilino: A publicação, em poucos momentos, discute a qualidade do Provão enquanto avaliação das universidades, e prioriza a tese de que "só a concorrência traz a qualidade.

(20:16:08) Brasilino: O educador Rubem Alves define de forma emblemática nossa posição: "Conhecimento que não ilumina a vida e não decifra o mundo não é conhecimento. É enganação. Não importa que tire nota alta no Provão".

(20:16:24) Prof José Luiz fala para Tancredo Maia Filho: Fui designado para ser Observador do Provão 2001, no entanto encontro-me impedido por estar em Araçatuba-SP, cursando Doutorado em Odontologia na UNESP.

(20:16:32) hs: entra na sala...

(20:16:39) Prof José Luiz fala para Tancredo Maia Filho: Lamento não poder colaborar dessa vez, mas me coloco à disposição de V.S. para o próximo exame.

(20:17:06) Tancredo Maia Filho: entra na sala...

(20:17:10) Fárida fala para Tancredo Maia Filho: não dá pra saber realmente se o aluno é bom ou não

(20:17:15) Karen reservadamente fala para TODOS: Meu pai, reitor da Universidade de Itaúna, tenta , de demasiadas formas, melhorar o desempenho no provão.Todavia, os alunos o boicotam e é a universidade que "paga" por tal irresponsabilidade.Seria justo?

(20:17:44) jacgeb: entra na sala...

(20:18:00) Tancredo Maia Filho: Pessoal, a minha conexão caiu e eu perdi as mensagens anterior. Vou continuar respondendo daqui para frente

(20:18:05) Producao UFSCar fala para Brasilino: coincidencia que as maiores notas do provao sao das poucas universidades que produzem conhecimento cientifico no Brasil. A não realização do provão só ajuda a esconder a incompetencia de muitas universidades "fajutas" q existem por aí.

(20:18:14) hs: sai da sala...

(20:18:09) Fárida fala para Tancredo Maia Filho: isso de curso melhor e pior é uma hipocrisia

(20:18:34) Carlos fala para Tancredo Maia Filho: O Sr. acredita que a nova forma de avaliar do provão é menos radical ?

(20:18:36) MEL: entra na sala...

(20:18:47) Fernando: esse é um dos grandes "desvios" do provão, fárida. a culpa disso é do próprio Mec e não dos alunos.

(20:19:04) Gislaine: Não é justo também as universidades e faculdades se preocuparem só no último ano, acaba sendo uma empurro-terapia para o provão

(20:19:08) maria fala para Tancredo Maia Filho: estou fazendo uma meia pesquisa com alunos de muitas facudades diferentes umas 6 mais ou menos e ninguem esta ligando com isto ,a faculdade que faz pressão para que não ocorra nota ruim ,

(20:19:20) Luana fala para Tancredo Maia Filho: Ola pode me explicar qual o objetivo do Provão?

(20:19:23) Gislaine: Deveria haver um método que nos avaliasem ano a ano

(20:19:32) Fernando: oops, a minhs msg era pra fárida

(20:19:39) Tancredo Maia Filho: Carlos, imagino que você esteja falando do novo critério de conceitos. Acho que ele retrata melhor a evolução dos cursos.

(20:19:59) Producao UFSCar fala para Tancredo Maia Filho: Boa noite a todos .. Sou aluno de Engenharia de Produção e o curso , como muitos outros ainda não fazem parte das faculdades que são avaliadas pelo provão. Existem alguma previsão a entrada de outros cursos e especiamente o meu ?

(20:20:07) Bate-papo UOL reservadamente fala para Walber: Sua mensagem foi enviada para o selecionador.

(20:20:25) Karen fala para Tancredo Maia Filho: Seria justo uma faculdade "pagar" pela irresponsabilidade de alguns alunos que boicotam o provão?

(20:20:33) Gislaine fala para maria: é verdade concordo contigo as vezes acabamos sofrendo pressões e não é só em nossa universidade....nas dos amigos também ouvimos comentários

(20:20:35) jacgeb: olá trancredo! gostaria de entender por que não avaliar os nossos professores? afinal são eles que possuem a "exprssão para os alunos" são os doutrinarios. então por que avaliar os alunos?

(20:20:53) Tancredo Maia Filho: Luana, o Provão tem o objetivo de fornecer dados e enformações para a faculdades desencadarem ações para a melhoria dos cursos e para a sociedade exercer o controle social sobre esta qualidade

(20:20:55) Fernando fala para Karen: a irresponsabilidade é do Mec e não dos alunos !

(20:21:09) nilva fala para Tancredo Maia Filho: Boa noite, eu gostaria de saber sua opinião sobre as faculdades que tem "aulas preparatórias" para o provão. isso pode mascarar o resultado?

(20:21:33) Thiago marques fala para Tancredo Maia Filho: tancredo tudo bem gostaria de saber uma opinião de você . do mesmo jeito que existe a OAB a prova para os advogados qdo acabaram a faculdade vc naum acha que deveria existir uma prova ssim para todos os outros cursos para ver se realmente saiu da faculdade um bom profissional???

(20:21:55) Tancredo Maia Filho: Produção, os cursos estão sendo gradativamente sendo incluidos no Provão, não temos ainda quando a eEng. de Prod. entrará.

(20:21:58) Giselle: entra na sala...

(20:22:08) Fernando: o provão hj é um grande show de prêmios, carros, descontos nas mensalidades, bolsas de mestrado...

(20:22:14) Brasilino fala para Producao UFSCar: universidades fajutas de jornalismo como a Cásper Líbero, a PUC e a USP. Realmente vc tem levado o ranking do Provão bastante a sério, hein?

(20:22:18) jacgeb: seria para não desmoralizar ainda mais nossos professores????

(20:22:26) Giselle: boa tarde para todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

(20:22:32) Luana fala para Tancredo Maia Filho: Quando relata cursos, de quais esta falando?

(20:22:49) -Búfalo fala para Tancredo Maia Filho: Só digo aos boicotadores: O Provão é melhor do que nada, pode melhorar mais, essa coisa de boicote é uma estupidez. Dêem graças a deus por fazerem parte de 1% da população Brasileira que possui n´vel superior completo, Ora bolas!

(20:23:14) jacgeb: tancredo???? continua na linha????

(20:23:20) l/kij/poiujg: entra na sala...

(20:23:54) Tancredo Maia Filho: Nilva, a faculdade que faz cursinho para o Provão está dando uma declaração pública de que seu curso não foi bem dado. É uma forma errônea de investimento. É impotante investir em projeto pedagógico, qualificação do corpo docente e equipamenteos

(20:23:47) Walber fala para Tancredo Maia Filho: Professor, boa noite. O provão vai algum dia abandonar a distribuição de notas baseada na média geral e divulgar as notas reais que os estudantes e cursos tiram?

(20:23:58) Mauricio: entra na sala...

(20:24:18) Luana fala para Tancredo Maia Filho: O Sr. estudou em uma escola Pública?

(20:24:33) Bate-papo UOL reservadamente fala para Walber: Sua mensagem foi enviada para o selecionador.

(20:24:58) Laufer fala para Tancredo Maia Filho: Sou alunos de uma universidade Publica, tres vezes A no provão, e ainda não vi nenhum retorno em investimentos do MEC para a estrutura doc Curso. Numa converca com uma funcionaria dos ministeria ela falou que "voces tiraram A no Provão logo não precisan de recursos". Como pode isto?

(20:25:06) Gislaine fala para Tancredo Maia Filho: Amigo Tancredo, tem alunos que nao aprendem em 5 anos ou 4....e eles querem que a gente aprenda tudo em um mês para prestigiar as faculdades

(20:25:07) Gislaine fala para maria: de que cidade maria?

(20:25:20) Prof José Luiz: sai da sala...

(20:25:33) Carlos: Reconheço que um mesmo conceito deve ser dado somente a instituições de mesmo nível. Não sei se estou enganado mas acredito que cursos de bacharelado e licenciatura disputam o mesmo espaço. Não seria o caso de separar cursos com formação distintas ?

(20:25:34) Giselle: sai da sala...

(20:25:46) Tancredo Maia Filho: Walber, por enquanto este critério ainda atende o objetivo de discriminar (separar) os cursos de bom desempenho dos de baixo desempenho. Os alunos já recebem suas notas.

(20:25:56) Walber fala para Tancredo Maia Filho: Professor, o sr. é a favor da proposta de dividir o provão em dois? Um projeto de Lei quer que tenha uma prova para o aluno antes dele entrar no curso e uma depois. A í quando o aluno fosse mal dos dois exames, a faculdade ficaria isenta de culpa pela incapacidade do formando...

(20:26:12) -Búfalo fala para Karen: Concodo contigo Karen, essa irresponsabilidade pretenciosamente de protesto nâo leva a nada. O importante é que temos que olhar para frente, aos poucos, vamos melhorar o ensino.

(20:26:14) Fernando fala para Tancredo Maia Filho: concordo com sua resposta pra nilva, tancredo. como o provão avalia esses investimentos q vc citou ?

(20:26:16) Giselle fala para Tancredo Maia Filho: Tem provao para Enfermagem?

(20:26:23) Gislaine fala para Tancredo Maia Filho: Vc respondeu tudo caro amigo Tancredo as faculdades e universidades que tentam se matar antes do provao os alunos...está declarando sua qualidade

(20:26:28) Tancredo Maia Filho: Luana, fis o curso de Arquitetura na Universidade de Brasília. Fiz todo o ensino médio e fundamental também em escola pública.

(20:26:33) nilva fala para Tancredo Maia Filho: concordo com vc, mas se o "cursinho" funcionar, os alunos podem ter uma melhor nota e isso daria um conceito à faculdade que talvés ela não merecesse. Isso é considerado na avaliação geral?

(20:26:38) que isso?: entra na sala...

(20:27:08) Brasilino fala para Producao UFSCar: O Sr. acha que Está claro que o objetivo do provão é apenas subordinar todo o ensino universitário às simples demandas do mercado? Se não explique o conteúdo da revista do Provão enviada aos estudantes e que diz em seu editorial "só a concorrência traz a qualidade".

(20:27:25) Tancredo Maia Filho: Giselle, enfermagem é um dos cursos de grande relevância social que precisa ser avaliado pelo provão. [è possivel que entre já no no ano de 2002

(20:28:00) jacgeb: tancredo, tenho uma formação pessoal totalmente de professores. mas não entendo porque a carga fica por conta dos alunos!?!... gostaria de saber a metodologia????

(20:28:04) Tancredo Maia Filho: Luana, fiz é com Z. O s saiu errado!!!

(20:28:17) Carlos fala para Tancredo Maia Filho: Desculpe-me mas nao direcionei a pergunta. Reconheço que um mesmo conceito deve ser dado somente a instituições de mesmo nível. Não sei se estou enganado mas acredito que cursos de bacharelado e licenciatura disputam o mesmo espaço. Não seria o caso de separar cursos com formação distintas ?

(20:28:26) que isso?: o brasil nao tem jeito vaomos ser realistas e parar de sonhar de que um dia as coisas iram melhorar tenho 30 anos e as pessoas ainda continuam vendo um amanha melhor so que nao se dao conta que o amanha NUNCA chega!!! o BRASIL NAO TEM EITO E NUNCA VAI TER ACORDEM!!!!!

(20:28:27) integrador: entra na sala...

(20:28:37) ana cardoso: entra na sala...

(20:28:22) Gislaine fala para Tancredo Maia Filho: É a coisa é feia...por isso acho que ocorrem boicotes....

(20:28:38) Gislaine fala para Tancredo Maia Filho: e se eu nao for??? o que ocorre???

(20:28:44) MEL: sai da sala...

(20:28:58) que isso?: o brasil nao tem jeito vaomos ser realistas e parar de sonhar de que um dia as coisas iram melhorar tenho 30 anos e as pessoas ainda continuam vendo um amanha melhor so que nao se dao conta que o amanha NUNCA chega!!! o BRASIL NAO TEM EITO E NUNCA VAI TER ACORDEM!!!!!

(20:29:01) Tancredo Maia Filho: Nilva, são pouquíssimos as faculfdades que estão fazendo cursinho. A grande maioria está investindo seriamente na melhoria da qualidade de seus cursos

(20:29:07) que isso?: o brasil nao tem jeito vaomos ser realistas e parar de sonhar de que um dia as coisas iram melhorar tenho 30 anos e as pessoas ainda continuam vendo um amanha melhor so que nao se dao conta que o amanha NUNCA chega!!! o BRASIL NAO TEM EITO E NUNCA VAI TER ACORDEM!!!!!

(20:29:20) Gislaine: tsc tsc tsc....

(20:29:12) Thiago marques fala para Tancredo Maia Filho: responde a minha pergunta por favor

(20:30:03) jacgeb: sei que são demais... mas.... gostaria de alguns esclarecimentos????

(20:30:09) maria: sai da sala...

(20:30:11) Master Of Puppetz: entra na sala...

(20:30:11) maria fala para Tancredo Maia Filho: estou esperando a minha resp, estou fazendo uma pesquisa onde as faculdade s com medo de levar vermelho faz presão em cima dos alunos como pode isso

(20:30:13) -Búfalo fala para Brasilino: Imagino só você: De boina com estrelinha, bandeira do PT, barba a fazer, usa óculos redondos, é fedorento, mora num muquifo e nâo estuda porra nenhuma porque é contra o "sistema capitalista dominante de ensino" Cabaço!

(20:30:14) Walber: Professor, o sr. é a favor da proposta de dividir o provão em dois? Um projeto de Lei quer que tenha uma prova para o aluno antes dele entrar no curso e uma depois. A í quando o aluno fosse mal dos dois exames, a faculdade ficaria isenta de culpa pela incapacidade do formando...

(20:30:15) Nina: entra na sala...

(20:30:20) que isso? fala para Tancredo Maia Filho: o brasil nao tem jeito vaomos ser realistas e parar de sonhar de que um dia as coisas iram melhorar tenho 30 anos e as pessoas ainda continuam vendo um amanha melhor so que nao se dao conta que o amanha NUNCA chega!!! o BRASIL NAO TEM EITO E NUNCA VAI TER ACORDEM!!!!!

(20:30:22) Tancredo Maia Filho: Carlos, esta sua sugestão de separar as licenciaturas dos bacharelados está sendo estudado e ´´e possível que já neste ano tenhamos uma separação entre os dois na divulgação dos resultados

(20:30:28) Bate-papo UOL reservadamente fala para Walber: Sua mensagem foi enviada para o selecionador.

(20:30:36) que isso?: FILOSOFA TODOS CONSEGUEM MAS A REALIDADE E QUE EU VEJOS AS PESSOAS FALANDO EM MELHORAR O BRASIL JA

(20:30:57) Luana fala para Tancredo Maia Filho: E o sr. acha fácil aprender algo não explicado de maneira estupida como é o ensino das escolas publicas hoje e de repente aprender tudo de uma vez em menos de um anos nos cursinhos?

(20:31:00) ROBÉRIO CUNHA: entra na sala...

(20:31:04) Master Of Puppetz: EAÊ

(20:31:13) Marcy Picançop: entra na sala...

(20:31:18) jacgeb: sou profissional liberal. e sei o quanto a minha profissão fez diferença em minha vida. alunos e professores devem realmente ser repensados....

(20:31:44) Gislaine fala para Tancredo Maia Filho: Culpas sempre tentamos colocar em alguém, alunos nas universidades e universidades em alunos...nunca se descobrirá quem realmente é culpado, por isso acho que deveria ser avaliado de forma diferente o provão

(20:31:57) Tancredo Maia Filho: Luana, os cursinho não ensino o que deve ser aprendido nos 4 ou cinco anos de graduação. Como já afirmei é um investimento errôneo

(20:32:33) Walber fala para Tancredo Maia Filho: Professor, o sr. é a favor da proposta de dividir o provão em dois? Um projeto de Lei quer que tenha uma prova para o aluno antes dele entrar no curso e uma depois. A í quando o aluno fosse mal dos dois exames, a faculdade ficaria isenta de culpa pela incapacidade do formando...

(20:32:35) Tancredo Maia Filho: Tiago, como expliquei quando reentrei na sala perdi algumas perguntas. A sua foi uma delas. Repita, por favor.

(20:32:42) jacgeb: mas por que a maioria tem de fazer cursinho para uma vaga em faculdade pública???

(20:32:46) que isso? grita com TODOS: o brasil nao tem jeito vaomos ser realistas e parar de sonhar de que um dia as coisas iram melhorar tenho 30 anos e as pessoas ainda continuam vendo um amanha melhor so que nao se dao conta que o amanha NUNCA chega!!! o BRASIL NAO TEM EITO E NUNCA VAI TER ACORDEM!!!!!

(20:32:53) que isso? grita com TODOS: : o brasil nao tem jeito vaomos ser realistas e parar de sonhar de que um dia as coisas iram melhorar tenho 30 anos e as pessoas ainda continuam vendo um amanha melhor so que nao se dao conta que o amanha NUNCA chega!!! o BRASIL NAO TEM EITO E NUNCA VAI TER ACORDEM!!!!!

(20:33:05) Gislaine fala para FaculdadesMaringa: [Cleverson] E ai ai heim........deixa....mas fiz meu comercial!!!!!!Dei minha opinião....

(20:33:19) Brasilino: Que interpretação o Sr. faz da frase do educador Rubem Alves, "Conhecimento que não ilumina a vida e não decifra o mundo não é conhecimento. É enganação. Não importa que tire nota alta no Provão".

(20:33:32) Gislaine fala para FaculdadesMaringa: que tá ai no anfiteatro????

(20:33:38) Nina: sai da sala...

(20:33:42) ROBÉRIO CUNHA: sai da sala...

(20:33:50) Tancredo Maia Filho: Com o Enem ampliado devida a gratuidade para oos alunos das escoplas públicas, será possível no futura fazermos comparação entre a saida do ensono médi e a saída da universidade.

(20:34:00) jacgeb: ahhh, gostaria de saber??? ignorou ou não hove tempo para responder????

(20:34:09) josinaldo: entra na sala...

(20:34:11) Carmen Valéria: entra na sala...

(20:34:20) Luiza: entra na sala...

(20:34:23) Master Of Puppetz: CARAI ESSE DIGITADOR É MEIO PREGO

(20:34:35) Carlos fala para Tancredo Maia Filho: Sou professor universitário e muito me preocupa essa situação. Quando o Sr. diz "separação de resultados" o Sr. inclui separação na avaliação ? Ou seja, licenciaturas serão avaliadas em separado dos bacharelados ?

(20:34:50) Gislaine reservadamente fala para TODOS: Gentem calma, organizemos a bagunça, são tantas perguntas e nosso amigo coordenador do provão é um só.....

(20:34:44) -Búfalo fala para Tancredo Maia Filho: Só acho que é necessário realizar um programa tipo a que o MEC faz com as escolas de 1o Grau: Espalhar agentes realizando visitas para checar as condições de material, ensino, bibliotecas... O curso de Engenharia Civil-Unicamp levou conceito A mas tem laboratórios conceito E!

(20:35:00) Tancredo Maia Filho: Carlos, os estudos são nesse sentido.

(20:35:02) jacgeb: bom, vamos mudar os rumos... a universidade pública ainda vai existir????

(20:35:07) Marcos: entra na sala...

(20:35:28) Cajé: entra na sala...

(20:35:37) UNI_BH: entra na sala...

(20:35:39) -Búfalo fala para Brasilino: Concorrência tem até em joguinho de bolinha de gude, medroso. Se perder, recomeçe, se cair, levante! pare de acher que o Estado vai mantê-lo de pé, sem sujar o seu nariz no châo!!

(20:35:35) carlos fala para Tancredo Maia Filho: Estou concluindo o curso de Letras em Julho!2002, quando e a quem devo procurar para saber a data da inscrição do provão. Muita gente este ano ficou de fora por falta de infomação.

(20:35:58) Gislaine fala para -Búfalo: Conceito E ???? Não não...é pouco para algumas....Z é o correto! risos

(20:36:03) nilva fala para Tancredo Maia Filho: professor, eu sou do departamento de física da USP-São Carlos. Aqui existe um curso de bacharelado em física e outro de licenciatura em ciências exatas. No ano passado todos os alunos fizeram a mesma prova. Entretanto nem todos os alunos da licenciatura optam por física. Isso é justo? Um licenciado em química, por exemplo, fazer o provão de física só pq pertecem ao mesmo departamento

(20:36:09) Tancredo Maia Filho: Búfalo, O MEC já te,m a avaliação das condiçoes de oferta onde são verificados in loco o projeto pedagógico, o corpo docente e as instalações

(20:36:19) Gislaine fala para FaculdadesMaringa: Tá mudo???

(20:36:40) Cajé: Quando o nota do aluno constara de seu diploma

(20:36:44) Fernando fala para -Búfalo: xiii bufalo, realozar programas

(20:36:50) r@to: entra na sala...

(20:37:21) Gislaine fala para Cajé: xi cara acho que nota no diploma é fria sabia....

(20:37:25) Tancredo Maia Filho: CArlos, a inscrição do Provã é feitabpelo Coordenador do curso e normaente, nos anteriores foi de novembro a março. Ainda não remos o calendário para 2002.

(20:37:35) josinaldo fala para Tancredo Maia Filho: Infelizmente, não recebi o cartão nem qualquer material sobre o provão. Provavelmente, por ter me mudado de endereço recentemente. Gostaria de saber se mesmo assim posso fazer o provão?

(20:37:56) Luana fala para Tancredo Maia Filho: O Sr. acha que os cursinhos Sao investimentos errôneos, mais , como compedi com um aluno que sai de uma escola como a Bandeirantes que tem um preparo desda 5º, estudo na rede estatual por isso questiono a deslealdade........

(20:38:06) Bate-papo UOL reservadamente fala para Walber: Sua mensagem foi enviada para o selecionador.

(20:38:19) r@to: 258

(20:38:32) Walber fala para Tancredo Maia Filho: Professor, existe uma previsão no futuro para que uma nota mínima no provão seja condição para o aluno se formar?

(20:38:45) jacgeb: bom...novamente outro assunto... o enem???? minha filha fez o último enem e não recebeu resposta??? como fica ???? o aluno sempre é o vilão????

(20:38:51) Tancredo Maia Filho: JOsinaldo entra na nossa página www.inep.gov.br e em Locais de Prova vocêr localizará a escola e o endereço

(20:38:53) r@to fala para FaculdadesMaringa: ta afim de tc?

(20:39:41) Tancredo Maia Filho: Walber, a aprovação do aluno é feita pela sua faculdade. Ela é que poderá aprovar ou reprovar seus alunos.

(20:39:58) UNI_BH fala para Tancredo Maia Filho: provão.....papai noel.....coelhinho da páscoa.....tudo a mesma coisa:ilusão de gente inocente.........que nada, NADA< NADA contribui para a melhoria do ensino superior........

(20:40:00) jacgeb: éééé..... será que terei respostas????? entendo, mas terá oportunidade de responder posteriormente????

(20:40:05) Carmen Valéria fala para Tancredo Maia Filho: professor, o cuurrículo mínimo caiu com a nova LDB e as Novas Diretrizes ainda não estão aprovada, qual o critério que está sendo adotado para a elaboração do ENC?

(20:40:05) Gislaine: observando.....

(20:40:11) Brasilino: Com o Provão vc acha que as instituições de ensino passaram a priorizar o conteúdo da prova do MEC, ao invés de manter uma autonomia e produzir conhecimento independente?

(20:40:34) Tancredo Maia Filho: Walber não existe previsão para atender o que vc pergunta

(20:40:44) Carlos fala para Tancredo Maia Filho: Gostaria de encerrar minha participação que apesar de curta muito me alegrou sobre o caso licenciatura x bacharelado. Gostaria de parabenizar a todos vocês pelo brilhante trabalho frente ao ENC. Graças a vocês é que pude fazer meu mestrado e já estar em pleno vapor no doutorado. O ENC sem dúvida alguma melhorou e muito o ENSINO superior de nosso país. Desejo-lhe muita sorte e saúde para combater aqueles que não tem comprometimento algum com nossa educação. Preciso ir, tenho que dar aula agora.

(20:40:50) Gislaine reservadamente fala para TODOS: bom vou nessa.......ESTUDAR PARA O PROVÃO.....Boa noite!!!!!!!

(20:41:07) Gislaine reservadamente fala para TODOS: fui

(20:41:07) jacgeb: agora uma pergunta: vc realmetente acredita no provão????

(20:41:25) daniel22 fala para Tancredo Maia Filho: de que adianta o provão se as faculdades que tiram nota A não recebem nenhuma bonificação do governo

(20:41:32) ana cardoso fala para Gislaine: a nota com certeza é uma questão problemática, já que será mais uma forma de exclusão.

(20:41:35) Gislaine fala para FaculdadesMaringa: Té mais Cleverson!!!! e Galera que tá ai na Faculdade

(20:41:34) Cris_RJ fala para Tancredo Maia Filho: Existe alguma possibilidade do vestibular ser extinto e o provao ser a forma de ingresso as faculdades?

(20:41:46) josinaldo fala para Tancredo Maia Filho: Mas, e quanto ao questionário que eu teria que responder? Nenhum problema?

(20:41:54) Tancredo Maia Filho: Carmen, os momentos de transição são complicados. Estamos com os pés ainda nos currículos mínimos e a cabeça nas pros]postas das diretrizes curriculares

(20:42:10) Regiane: entra na sala...

(20:42:24) Bate-papo UOL reservadamente fala para Walber: Sua mensagem foi enviada para o selecionador.

(20:42:36) Regiane: Boa noite....

(20:42:40) Selecionador - Folha Online: Professor, o senhor gostaria de lembrar a todos o horário do exame neste domingo

(20:42:44) ana cardoso fala para Gislaine: vai lá..beijos...

(20:42:54) -Búfalo fala para Tancredo Maia Filho: O resultado das avaliações das condições de oferta estão disponíveis ao público?

(20:43:07) Tancredo Maia Filho: Cris RJ o que está complementando o vetibular é o ENEM

(20:43:07) Brasilino: Quero lembrar que a prova de jornalismo é elaborada por apenas seis pessoas. Será que elas sabem tudo o que deve ser ensinado em um curso superior?

(20:43:13) Carmen Valéria: professor, o ENC até este ano está sendo realizado pelo INEP e a avaliação dos cursos pelo MEC?SEsu, , pergunto, existe um critério de avaliação comum entre os dois órgãos? obtive informações que o INEP é quem passará a avaliar oas condições de oferta dos cursos, procede?

(20:43:21) Walber fala para Tancredo Maia Filho: Professor, é verdade que mesmo que todas as faculdades de uma área sejam ruins, haverá cursos com nota A?

(20:43:26) Marcy Picançop: sai da sala...

(20:43:28) Tancredo Maia Filho: Josinaldo, nenhum problema quanto ao questionário pesquisa.

(20:43:46) Pati: entra na sala...

(20:43:46) Cajé fala para Tancredo Maia Filho: Tancredo, quando a nota do aluno vai constar do diploma

(20:43:49) Gislaine reservadamente grita com TODOS: Galera domingo, às 12:15 Hs, carteira de identidade, caneta, lápis e borracha e o cartão....nao esqueçam e BOM PROVÃO a todos!!!!!!!

(20:43:50) Kincaid: entra na sala...

(20:44:09) Tancredo Maia Filho: Búfalo, o resuiltado da avaliaçãom das cond. de oferta esão na página www.mec.gov.br

(20:44:12) Regi: entra na sala...

(20:44:19) -Búfalo fala para Tancredo Maia Filho: No mercado de trabalho, conheco algumas empresas de grande porte que estão exigindo a nota obtida pelo recém-formado. Isto não é ilegal?

(20:44:26) daniel22 fala para Tancredo Maia Filho: como são selecionados os professores que irão corrigir as provas? eles não tenderão a beneficiar as universidades em que eles trabalham?

(20:44:34) Gislaine: sai da sala...

(20:44:48) Regiane: Boa noite, gostaria de saber Tancredo, se a nota que obtivermos no provão [nota individual] constará no nosso diploma e o que isso poderá intervir na nossa vida profissional

(20:44:53) CARLOS/RP: entra na sala...

(20:45:00) Tancredo Maia Filho: Walber, pelo novo critério que levará em conta a média geral e a distância da média de cada cursos em relação esta média geral isto não poderá acontecer.

(20:45:10) Brasilino: Sim Walber. Professor para de responder perguntas técnicas. Pessoal é só vcs lerem o jornal que vcs encontram resposta para o que estão pergundo. Esse é o coordenador do Provão, as suas questões poderiam ser feitas para a secretária de suas faculdades.

(20:45:31) jacgeb: é...papo para quem aceita.... e não discute.

(20:45:56) jacgeb: e entender......

(20:45:57) ana cardoso fala para Brasilino: concordo plenamente..valeu!!!!!!!

(20:46:18) Brasilino: obrigado

(20:46:18) Tancredo Maia Filho: Bufalo, a nota do aluno é sigilosa do MEC para o aluno. O MEC só pode ddar para o aluno. A empresa pode pedir, se o aluno não quiser mostrar o resultado não é obrigado. O empregador poderá também não querer empregá-lo

(20:46:22) jacgeb: discute, no melhor das intenções...

(20:46:29) Carlos: sai da sala...

(20:46:34) -Búfalo fala para ana cardoso: Ihh! mais uma riponga inconformada!

(20:47:03) Bate-papo UOL reservadamente fala para Walber: Sua mensagem foi enviada para o selecionador.

(20:47:04) Kincaid fala para Gislaine: OI...

(20:47:07) Tancredo Maia Filho: Os professaores que corrigem as provas são de várias faculdades do país inteiro. Não há perigo, nem possibilidade de direcionameto

(20:47:07) kthghhjj8977t: entra na sala...

(20:47:09) jacgeb fala para -Búfalo: olha mas está demais o puxa saquismo............

(20:47:34) ana cardoso fala para -Búfalo: acho que devemos aproveitar a oportunidade pra discutir fatos mais importantes.....rs...

(20:47:57) Kincaid: sai da sala...

(20:48:07) Selecionador - Folha Online: Professor, esta questão parece pertinente. O sr. é a favor da proposta de dividir o provão em dois? Uma prova antes de entrar no curso e outra no final. A í quando o aluno fosse mal nos 2, a faculdade ficaria isenta de culpa

(20:48:10) -Búfalo fala para jacgeb: Não puxo o saco, o que eu sei é que é todo essa choradeira de boicote não leva a nada.

(20:48:12) Cibele: entra na sala...

(20:48:22) jacgeb fala para ana cardoso: tb acho... mas tá difícil......

(20:48:26) Brasilino: Tancredo. São seis os professores que fazem as provas de jornalismo[não sei a respeito das outras] que "país inteiro" é esse que está falando? Andorra?

(20:48:27) Nanda: entra na sala...

(20:48:31) Walber fala para Tancredo Maia Filho: Pelo critério antigo, então, podia? Isso quer dizer que nesses 5 anos teve curso que tirou A sem que efetivamente os alunos tenham tirado notas altas?

(20:48:49) Carmen Valéria fala para Tancredo Maia Filho: professor, se estamos com os pés no curriculo mínimo e a cabeça nas novas diretrizes, o senhor não acha que fica difícil avaliar todo o país igualmente, sem considerar as necessidades regionais de cada agência formadora? e mais, a clientela das agências formadoras públicas e privadas igualmente?

(20:48:53) Tancredo Maia Filho: Caro Selecionar, já emiti minha opinião

(20:49:15) CARLOS/RP fala para Tancredo Maia Filho: VOCE ACHA QUE ASSIM O ALUNO ESTÁ PRONTO PARA INGRESSAR EM UMA FACULDADE???

(20:49:18) Ângelo: entra na sala...

(20:49:41) jacgeb fala para -Búfalo: não é boicote. mas porque o aluno tem que pager o pato???? e a nossa universidade pública? vai acabar???? onde eles pretendem chegar????

(20:50:07) Rafael: entra na sala...

(20:50:10) Fernando fala para Tancredo Maia Filho: professsor, o sr poderia explicar a decisão de negar o crédito estudantil aos alunos de faculdades com letras baixas no provão ? o mec não deveria ajudar os alunos ao invés de prejudicá-los ainda mais ?

(20:50:21) Carmen Valéria fala para Tancredo Maia Filho: acabei de ver uma resposta sua para um asinante, se as provas são corrigidas por docentes de diversas Universidades, no caso do curso de Psicologia não haveria tendência de abordagem, já que a psicanálise sempre imperou como abordagem no país?

(20:50:23) jacgeb fala para -Búfalo: ops...pager... por pagar...

(20:50:27) Cibele: Professor, quais s~ao os crieterios avaliados?

(20:50:47) Tancredo Maia Filho: Walber o critério anterior tinha o grande mérito de separar as instituiçõs com bom desempenho das de baixo desempenho. Isto não quer dizer que elas sejam boas, isto quer dizer que elass são melhores do que as outras.

(20:50:52) Selecionador - Folha Online: Caros internautas, o bate-papo tem mais 10 minutos

(20:51:04) *h.tinh@ C.D.F.*: entra na sala...

(20:51:07) Luiza: sai da sala...

(20:51:10) Regi: sai da sala...

(20:51:27) Brasilino: Vc acha que o Provão pode acabar se transformando num segundo vestibular, só que agora em busca de emprego e não de universidades, no sentido em que ele se volta cada vez mais em direção ao mercado?

(20:51:32) -Búfalo fala para jacgeb: Sou um péssimo aluno aqui na minha faculdade, teria mil razões para denegri-la, mas no fundo acho que a educação precisa passar por uma avaliação, base para todas os outros setores [Economia, Comércio, Política, Poder Judiciário, etc.], que porque não, merecem ser avaliadas pela sociedade. O MEC está dando de mão beijada um exercício de cidadania, coisa que baderneiros da UNE não fazem.

(20:51:49) CARLOS/RP fala para Tancredo Maia Filho: PORQUE INGRESSAR EM UMA FACULDADE PÚBLICA É TÃO DIFICEL SERA QUE É SÓ PARA RICOS......ME DE SUA OPINIAO!!!!!!

(20:51:58) Tancredo Maia Filho: Fernando, esta é auma discussão que nós do Provão estamos colocando hjunto à equipe do FIES. Concordo com sua opinião.

(20:52:12) Rafael: sai da sala...

(20:52:30) Fernando fala para Tancredo Maia Filho: professor, dá pra explicar as ameaças do ministro paulo rernato sobre fechar cursos com nota baixa ? até onde sei o próprio ministro não tem poder pra fechar cursos, mas sim "recomendar" o fechamento, q por sua vez vai ser decidido pelo CNE.

(20:52:33) ana cardoso fala para jacgeb: eles apenas querem avaliar, mas dar condições de estudo não...investir na universidade pública eles não tão afim.

(20:53:03) Regiane: sai da sala...

(20:53:06) Master Of Puppetz grita com TODOS: ANGRA ANGRA ANGRA

(20:53:12) ana cardoso fala para jacgeb: e isto é o pior erro que o governo comete........

(20:53:14) Nanda: sai da sala...

(20:53:24) Samira B Miranda: entra na sala...

(20:53:42) Tancredo Maia Filho: O ministro tem dito oa avaliação está aí para melhorar os cursos e que a instituição estão se movimentando para melhorarem. As que não se movimentarem devem fechar.

(20:53:46) mega: entra na sala...

(20:54:02) pedro carvalho: entra na sala...

(20:54:02) Carmen Valéria fala para Tancredo Maia Filho: professor, o INEP vai assumir a avaliação dos cursos? Não seria mais justo somente um órgãoavaliar alunos e agências formadoras? O provão avalia igualmente cursos noturnos e integrais e quem permitiu a existência dos cursos foi o governo, será que o critério de avaliação está correto?

(20:54:04) Cibele: sai da sala...

(20:54:13) chd-BH: entra na sala...

(20:54:36) Bate-papo UOL reservadamente fala para Walber: Sua mensagem foi enviada para o selecionador.

(20:54:37) jacgeb fala para Tancredo Maia Filho: sabe, acredito na melhoria do ensino. acho que deve ocorrer. afinal melhor ensino melhores condições.... mas não sei até que ponto a avaliação dos alunos é justo. onde vai parar as nossas universidades públicas???? sei da cobran''ca dos nossos professores enquanto mestrado e doutorado. e porque os alunos é que tem que ser avaliados???

(20:54:47) Walber fala para Tancredo Maia Filho: Porque o Inep não pode simplesmente fazer um provão com notas absolutas? Estabelecer o que o formando tem de saber e dar nota E pra quem não sabe e A para quem sabe. A curva de Gauss e o desvio médio, pra mim, são uma forma de mascarar o desastre que é hoje o ensino superior privado brasileiro.

(20:54:56) CARLOS/RP: sai da sala...

(20:54:58) professora: entra na sala...

(20:55:02) Tancredo Maia Filho: Carmen, a avaliação das comndiçõs de oferta a partir deste passará a ser pela pelo Inep.

(20:55:08) jacgeb fala para -Búfalo: é, vc não acha que seus professores é que deviam passar por uma avaliação???

(20:55:14) -Búfalo fala para jacgeb: Vocês confundem pagar o pato com atitudes em prol da nossa sociedade. Na sua visão pagamos o pato 24 horas por dia, Por exemplo, pra atravessar a rua, quando você espera o sinal, você paga o pato por ficar plantando na calçada?

(20:55:23) Marcus: entra na sala...

(20:55:38) josinaldo: sai da sala...

(20:55:47) Bate-papo UOL reservadamente fala para Walber: Sua mensagem foi enviada para o selecionador.

(20:56:11) joao: sai da sala...

(20:56:41) ana cardoso fala para jacgeb: os professores também são avaliados, assim como o as condições estruturais da universidade [bibliotecas, laboratórios, salas de aula...etc]

(20:56:53) Luiz Henrique: entra na sala...

(20:57:06) -Búfalo fala para jacgeb: OLha, tem tanto curso ruim por aí que quem PAGA O PATO são os que PAGAM para pegar um pedaço de papel que na verdade não vale nada. O que vale é o conhecimento obtido na nossa vida.

(20:57:11) Tancredo Maia Filho: Walber, não concordo que um critério que discrimina os boms desempenhos dos baixos seja uma forma de mascarar

(20:57:25) jacgeb fala para -Búfalo: taí.... as regras são para ser seguidas???? sem restrições???? sem saber porque???? NÃO QUER ENTENDE-LÁS...

(20:57:29) Brasilino: Essa é a primeira e a última vez que participo de um bate-papo do UOL. Durante todo o tempo fiz perguntas pertinentes e sempre mantive respeito ao ex-professor de Rio Claro, mas está claro que o boicote dessa vez foi dado pelo conselho nacional de ensino. Parabéns professor por ter respondido perguntas que sua secretária podia responder. Foi muito corajoso de sua parte.

(20:58:12) jacgeb fala para -Búfalo: chegou onde eu queria.... é os alunos que são ruins???? ou o MEC aceita tudo????

(20:58:13) Bate-papo UOL reservadamente fala para Walber: Sua mensagem foi enviada para o selecionador.

(20:58:13) Angela.PUC: entra na sala...

(20:58:19) Tancredo Maia Filho: Agradeço a oportunidade que a Folha Online e o UOL deram para esta discussão sobre o Provão. Boa noite!!!

(20:58:21) Fernando: concordo com o brasilino, esse bate papo foi medíocre !

(20:58:32) Selecionador - Folha Online: A Folha Online agradece a presença do professor Tancredo e dos internautas. Boa prova neste domingo. Participem agora, no auditório virtual Machado de Assis, bate-papo com a banda Angra. Boa noite!
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página