Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2009 - 19h37

Prova de química foi adequada para nível da segunda fase do Fuvest, dizem professores

Publicidade

da Folha Online

A prova de química da segunda fase do Fuvest, aplicada nesta segunda-feira, foi considerada adequada para o nível de candidatos que chegam a essa etapa do vestibular mais concorrido do país, como avaliaram professores ouvidos pela Folha Online. Diferente do ano anterior, a prova teve poucas questões com cálculos.

Clique aqui para ver a prova de química
Clique aqui para ver a prova de história

Para o professor Antonio Mario Salles, do colégio e do cursinho Objetivo, o nível da prova de química desta segunda fase foi mais elevado do que a aplicada em 2008. Segundo ele, o grau de dificuldade, comparada com a do ano anterior, se manteve, porém, com a diferença de que neste ano foram menos questões com cálculo numérico que no ano passado. "Mas isso não quer dizer que a prova deste ano ficou mais fácil. Foi uma prova bem elaborada, sem dupla interpretação [em nenhuma questão], com muito rigor. Mas o aluno mais bem preparado se saiu melhor", disse Salles.

A prova foi dividida em 40% das questões de química orgânica, 40% de físico-química e 20% de química inorgânica, segundo o professor. Para Salles, isso foi um diferencial em relação aos outros anos.

Os candidatos tiveram de interpretar as questões para responder e por isso, tinham de estar bem preparados, na avaliação do professor de química João Usberco, do Anglo. "Nesta segunda fase são três candidatos por vaga. Tem que ser os melhores. A prova foi inteligente, praticamente sem cálculos. Foi muito bem elaborada, com criatividade", avaliou o professor.

Usberco também considerou que a prova foi conceitual, ou seja, uma prova inteiramente de química, sem questões dúbias ou interdisciplinares. "O candidato tinha que articular as informações, com os conceitos de química", afirmou.

2ª fase

Nesta terça-feira (6) os candidatos farão a prova de geografia ou biologia --dependendo da carreira escolhida.

Segundo a Fuvest, as provas de habilidades específicas têm o seguinte calendário:

Do dia 6 ao dia 8 - provas específicas de artes cênicas bacharelado e licenciatura;
Dia 7 - prova específica do curso superior do audiovisual;
Dias 8 e 9 - prova específica de arquitetura - FAU;
Dias 8 e 9 - prova específica de design - FAU;
Dia 9 - prova específica de arquitetura - São Carlos

O candidato deve levar documento de identidade, lápis, borracha, caneta, água e alimentos leves. Para as provas de matemática, física e química, é necessário levar régua graduada, esquadro, transferidor e compasso. É proibido o uso de celulares, pagers, calculadoras, computadores e aparelhos semelhantes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página