Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2001 - 22h14

USP inaugura megaportal interativo na segunda-feira

da Folha Online

A USP lança nesta segunda-feira (13) na internet o portal interativo Cidade do Conhecimento, que pretende formar uma uma rede de comunicação entre o mundo escolar e o mundo do trabalho, com ênfase na inclusão digital e na cidadania.

Segundo a reitoria, a missão do projeto é "ampliar e melhorar as oportunidades de emprego" no país "por meio de tecnologias de informação e comunicação".

O Cidade do Conhecimento ficará hospedado nos computadores da USP, mas será um portal aberto, em que qualquer um pode entrar e, por exemplo, criar uma homepage. Organizações não-governamentais, outras universidades e uma rede de seis veículos de comunicação, que inclui a Folha e a TV Cultura, também participam do projeto.

A cerimônia de lançamento do portal, no Conselho Universitário da USP, também terá a inauguração do projeto São Paulo Digital, que contará com um ciclo de debates na capital e no interior do Estado, coordenado pela Cidade do Conhecimento.

Nos debates, que irão até o dia 6 de setembro, serão abordados assuntos como a democratização no acesso à informática, o problema da acessibilidade de deficientes às novas tecnologias de informação e comunicação e a definição do padrão de TV digital para o Brasil.

O projeto da Cidade do Conhecimento é criar um ambiente virtual interativo e comunitário.
"São as características principais da Cidade, porque queremos um salto radical não só no acesso ao conhecimento, mas no modo de produzir esse conhecimento, com todo mundo participando", disse o coordenador do projeto, o professor visitante do IEA, o economista Gilson Schwartz.

A inauguração do portal terá transmissão ao vivo pela internet. O site www.cidade.usp.br será colocado no ar durante a cerimônia.

O projeto já está integrado com instituições como a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do governo estadual, a Secretaria de Governo Eletrônico da Prefeitura Municipal de São Paulo, o Online Cidadão (Senac) e o Comitê para a Democratização da Informática de São Paulo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página