Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2001 - 07h01

Professor da USP dá dicas para o Enem

RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO
da Folha de S.Paulo

O professor do Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo) Luis Carlos de Menezes, integrante da equipe que elaborou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano, diz que o maior segredo é estar bem disposto.

A quarta edição do exame, optativo, será neste domingo (26), a partir das 13h, e vai avaliar cerca de 1,6 milhão de estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio, se todos os inscritos comparecerem à prova.

"Não estude", diz ele. O professor avalia que o desafio maior é o fato de a prova ser longa (tem 63 questões de múltipla escolha e uma redação).

"Não tem charada nem pegadinha, é uma prova amigável; vai exigir raciocínio e criatividade. O melhor a fazer é chegar cedo, uma hora antes, para não ficar nervoso", diz ele. Os portões dos locais de prova serão fechados às 12h55.

Outra dica valiosa: segundo Menezes, é melhor fazer a parte objetiva primeiro. As 63 questões cobrem 21 habilidades estabelecidas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) como importantes. Cada conjunto delas (o número varia) corresponde a uma das cinco competências avaliadas.

Na prova há três questões para cada habilidade, uma mais simples, outra mediana e uma complexa, o que permite avaliar não só a capacidade do aluno, mas também o nível em que ela se situa. A redação também vai ser avaliada de acordo com competências (compreensão, capacidade de fazer proposições etc). "Por isso os temas propostos serão sociais", afirma o professor.

Desempenho

O desempenho do aluno será medido em três faixas. As avaliações insuficiente a regular estarão na faixa da nota 0 à 40. De regular a bom, entre 40 e 70; e de bom a excelente, entre 70 e 100.

O estudante vai receber, no endereço que tiver indicado na inscrição, um boletim com os resultados. Cerca de 260 universidades usam hoje as notas em seus processos de seleção.

As escolas que tiverem mais de 90% de seus alunos presentes ao Enem poderão ter um boletim com a média dos resultados e a nota média do país. O boletim é gratuito e pode ser pedido pelo e-mail enem@inep.gov.br.

Quem não recebeu ou perdeu a ficha de inscrição deve entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161. A página do órgão na internet tem uma lista dos locais de prova: www.inep.gov.br.

Saiba mais sobre o Enem
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página