Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2001 - 11h17

Pesquisa mostra opinião dos parlamentares sobre vetos do PNE

da Folha Online

Uma pesquisa feita entre parlamentares na Câmara e no Senado detectou tendência favorável à derrubada dos vetos ao Plano Nacional de Educação. O estudo foi feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.

O PNE, publicado no Diário Oficial da União em janeiro deste ano, traça diretrizes e metas para a educação nos próximos dez anos. A principal delas estabelece a alfabetização de 10 milhões de jovens e adultos em cinco anos, além da erradicação do analfabetismo até o final desta década.

O problema é que o presidente Fernando Henrique Cardoso vetou nove pontos que podem prejudicar o cumprimento dessas metas. FHC vetou o aumento do percentual de gastos públicos com a educação de 5% para 7% do PIB e o item que pretendia atender 50% das crianças de 0 a 6 anos nos primeiros anos do PNE e 100% até o sexto ano.

Pesquisa com amostragem parcial mostra que os vetos podem ser derrubados no Congresso. Na Câmara, foram ouvidos 224 deputados (43,66% do total), dos quais 185 se manifestaram favoráveis à derrubada dos vetos, oito se pronunciaram contra, 14 se disseram indecisos e 14 anunciaram a intenção de se abster de votar. Três deputados anunciaram que vão votar de acordo com orientações do partido.

No Senado, foram entrevistados 41 parlamentares (50,61% do total). Trinta e sete declararam que votarão a favor da derrubada, dois votarão contra e dois disseram-se indecisos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página