Publicidade
Publicidade
07/10/2001
-
10h44
Construtivismo:
Na teoria: escola com metodologia baseada em estudos psicológicos (especialmente do suíço Jean Piaget) sobre o desenvolvimento do processo de aprendizagem das crianças
Na prática: avaliações contínuas da aprendizagem, e não apenas através de provas; os trabalhos são elaborados a partir de pesquisas e em grupos, sempre valorizando a troca de informações com os professores
Montessoriana:
Na teoria: a italiana Maria Montessori criou um método que valoriza as percepções sensório-motoras da criança na aprendizagem, inclusive para a alfabetização através de fonemas
Na prática: janelas baixas, salas bem iluminadas, móveis adaptados ao tamanho da criança para que os materiais sejam alcançados facilmente e guardados por ela própria, ajudando a que adquira noção de ordem
Freinet:
Na teoria: o francês Célestin Freinet acreditava que ninguém avança sozinho na aprendizagem e que é preciso considerar os aspectos físico, intelectual e espiritual, além de envolver família e comunidade com a escola
Na prática: aulas-passeio para que os interesses manifestados pelos alunos sejam observados pelos professores e aproveitados na transmissão dos conteúdos; produção de jornais estudantis, para que os estudantes compartilhem suas descobertas
Waldorf:
Na teoria: o alemão Rudolf Steiner baseou uma linha educativa naturalista, na qual ação, pensamento e sentimento são integradas em atividades corporais e artísticas.
Na prática: a arquitetura das escolas Waldorf é cheia de cantinhos, muita natureza e amplo espaço para que a criança transite livremente.
Tradicionais (conteudistas):
Na teoria: somente o professor é quem ensina, e o aluno é quem aprende o conhecimento transmitido através de muita teoria e exercícios sistematizados.
Na prática: abundância de atividades teóricas como lições de casa, trabalhos e provas para testar a absorção dos conteúdos; na imensa maioria, são escolas onde o vestibular é o maior objetivo.
Fontes: Nívea de Carvalho Fabrício, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogos, e Lígia Fleury Leitão, coordenadora pedagógica educacional
Leia mais
Modelo pedagógico pode ser só truque para atrair alunos
Conheça as principais teorias pedagógicas
da Folha de S.PauloConstrutivismo:
Montessoriana:
Freinet:
Waldorf:
Tradicionais (conteudistas):
Fontes: Nívea de Carvalho Fabrício, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogos, e Lígia Fleury Leitão, coordenadora pedagógica educacional
Leia mais
Modelo pedagógico pode ser só truque para atrair alunos
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Avaliação reprova 226 faculdades do país pelo 4º ano consecutivo
- Dilma aprova lei que troca dívidas de universidades por bolsas
- Notas das melhores escolas paulistas despencam em exame; veja
- Universidades de SP divulgam calendário dos vestibulares 2013
- Mercadante diz que não há margem para reajuste maior aos docentes
+ Comentadas
- Câmara sinaliza absolvição de deputados envolvidos com Cachoeira
- Alunos com bônus por raça repetem mais na Unicamp
+ EnviadasÍndice