Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2001 - 10h44

Conheça as principais teorias pedagógicas

da Folha de S.Paulo

Construtivismo:
  • Na teoria: escola com metodologia baseada em estudos psicológicos (especialmente do suíço Jean Piaget) sobre o desenvolvimento do processo de aprendizagem das crianças

  • Na prática: avaliações contínuas da aprendizagem, e não apenas através de provas; os trabalhos são elaborados a partir de pesquisas e em grupos, sempre valorizando a troca de informações com os professores


  • Montessoriana:
  • Na teoria: a italiana Maria Montessori criou um método que valoriza as percepções sensório-motoras da criança na aprendizagem, inclusive para a alfabetização através de fonemas

  • Na prática: janelas baixas, salas bem iluminadas, móveis adaptados ao tamanho da criança para que os materiais sejam alcançados facilmente e guardados por ela própria, ajudando a que adquira noção de ordem


  • Freinet:
  • Na teoria: o francês Célestin Freinet acreditava que ninguém avança sozinho na aprendizagem e que é preciso considerar os aspectos físico, intelectual e espiritual, além de envolver família e comunidade com a escola

  • Na prática: aulas-passeio para que os interesses manifestados pelos alunos sejam observados pelos professores e aproveitados na transmissão dos conteúdos; produção de jornais estudantis, para que os estudantes compartilhem suas descobertas


  • Waldorf:
  • Na teoria: o alemão Rudolf Steiner baseou uma linha educativa naturalista, na qual ação, pensamento e sentimento são integradas em atividades corporais e artísticas.

  • Na prática: a arquitetura das escolas Waldorf é cheia de cantinhos, muita natureza e amplo espaço para que a criança transite livremente.


  • Tradicionais (conteudistas):
  • Na teoria: somente o professor é quem ensina, e o aluno é quem aprende o conhecimento transmitido através de muita teoria e exercícios sistematizados.

  • Na prática: abundância de atividades teóricas como lições de casa, trabalhos e provas para testar a absorção dos conteúdos; na imensa maioria, são escolas onde o vestibular é o maior objetivo.


  • Fontes: Nívea de Carvalho Fabrício, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogos, e Lígia Fleury Leitão, coordenadora pedagógica educacional

    Leia mais

    Modelo pedagógico pode ser só truque para atrair alunos


     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página