Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2001 - 19h52

Professores da UFSCar mantêm greve

da Folha Ribeirão

Os professores da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) não voltarão às aulas na segunda-feira, como foi cogitado durante a semana.

Hoje, eles decidiram marcar uma nova assembléia para terça-feira à tarde. Até lá, eles vão analisar o acordo feito pelo Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) com o MEC (Ministério da Educação).

O acordo, fechado na quarta-feira, foi detalhado ontem à noite. O Andes informou que a orientação para que os professores marcassem assembléias para terça-feira foi do comando nacional de greve.

De acordo com o sindicato, a volta às aulas não vai acontecer na segunda-feira porque havia algumas "questões novas" apresentadas pelo MEC que precisariam passar pelo crivo das assembléias nas universidades de todo o país. Além disso, hoje foi feriado em Brasília, o que impediu o governo federal de encaminhar para o Congresso Nacional o projeto de lei que normatiza os detalhes do acordo.

Na assembléia de hoje dos docentes da UFSCar, 36 professores optaram pela continuidade da greve e outros 20 votaram pelo fim do movimento.

Pelo acordo fechado quarta-feira entre o MEC e o Andes, os professores teriam um reajuste salarial de 14,5%. Após o acordo, o comando nacional de greve chegou a anunciar o fim do movimento e que as aulas seriam retomadas na segunda-feira.

Para pagar o reajuste seriam necessários, segundo o Andes, R$ 320 milhões. Já para a Adufscar (Associação dos Docentes da UFSCar), a verba só seria suficiente para pagar um aumento salarial de 11,5%. Seja como for, a medida ainda terá de ser aprovada pelo Congresso Nacional para ter validade.

Os docentes da UFSCar completam hoje 102 dias de greve. A expectativa mais otimista dos professores é que o ano letivo de 2001 só termine em abril de 2002. No entanto somente uma reunião do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) poderá definir como será feita a reposição das aulas.

Originalmente as aulas do segundo semestre da UFSCar - suspensas em 22 de agosto devido à greve - iriam ocorrer de 13 de agosto a 22 de dezembro.

Leia mais notícias da greve no ensino
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página