Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2001 - 20h36

Estudantes da UFC reivindicam retorno às aulas apenas em janeiro

da Agência Folha, em Fortaleza

Cerca de 200 estudantes invadiram hoje pela manhã a reitoria da UFC (Universidade Federal do Ceará) para reivindicar que o retorno das aulas aconteça apenas no dia 2 de janeiro.

Eles discordam da decisão do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da universidade, que determinou o reinício das aulas para ontem.

Antes de invadir a reitoria, os estudantes participaram de uma assembléia com a presença de cerca de 1.600 alunos e anunciaram o começo de uma greve.

Não houve violência no momento da invasão. Todos os que trabalhavam no prédio se retiraram. Os estudantes acamparam inclusive no gabinete do reitor, Roberto Cláudio Frota Bezerra, que estava em Brasília.

O coordenador de comunicação da universidade, Ítalo Gurgel, afirmou que o vice-reitor, René Barreira, não iria começar nenhuma negociação enquanto os estudantes não desocupassem o prédio. O reitor deveria chegar amanhã de madrugada a Fortaleza.

Além de pedir que as aulas comecem somente em janeiro, os alunos querem que sejam dados os cem dias letivos previstos para o semestre. A UFC decidiu considerar os 14 dias de aulas dadas antes da greve e continuar o semestre com mais 86 dias letivos.

"Querem terminar o semestre de qualquer jeito. Somente nós, os alunos, seremos prejudicados", afirmou Wanderson Pinheiro, aluno de Ciências Contábeis, que estava acampado na reitoria.

Os professores, também em assembléia, decidiram apoiar os alunos. Até o final da tarde de hoje, a reitoria informava que não iria alterar novamente o calendário universitário.

Em Mato Grosso do Sul, alunos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul do campus de Dourados (220 km de Campo Grande) decidiram voltar às aulas apenas em 4 de fevereiro de 2002 - o calendário inicial previa a volta nesta semana. Estudam nesse campus cerca de 2.700 alunos.

Hoje, o Conselho de Ensino e Pesquisa, órgão da Universidade Federal de Mato Grosso responsável pelo calendário escolar, definiu que o vestibular ocorrerá entre os dias 24 e 26 de fevereiro do ano que vem. Já a reposição começará no dia 7 de janeiro.

Estudante da UFPA (Universidade Federal do Pará) em Belém retomam as aulas no próximo dia 2 de janeiro e concluem o segundo semestre deste ano somente em 4 de maio de 2002.

Apenas os alunos do último ano do curso de medicina e os estudantes dos nove campi da UFPA no interior paraense retomaram as aulas na sexta-feira.

As aulas do primeiro semestre de 2002 serão iniciadas apenas no final de maio.

Vestibular

O vestibular da UFPA acontece com dois meses de atraso. A primeira fase foi marcada para 10 de março. A segunda fase acontece nos dias 14, 15 e 16 de abril.

Os 52.533 inscritos para o vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná) começam o concurso no próximo domingo. As provas prosseguem até terça-feira. A confirmação foi feita nesta segunda-feira pelo reitor da instituição, Carlos Antunes, e pelo presidente da comissão de vestibular, Dartagnan Baggio Emerenciano. O número de inscritos é o maior já registrado na história da UFPR.

Na próxima sexta-feira, os professores da UFPR fazem nova assembléia para decidir sobre a reposição de aulas deste segundo semestre, comprometido pela paralisação.

Leia mais notícias da greve no ensino
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página