Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2002 - 18h33

4.000 mulheres caminham pela prevenção ao câncer domingo em SP

Publicidade

da Folha Online

Se depender da disposição de 4.000 mulheres que se inscreveram para a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, que acontece em São Paulo neste domingo, dia 14, no parque Ibirapuera, a prevenção ao câncer de mama pode estar garantida.

As inscrições superaram em 53,8% a expectativa inicial, que era de receber 2.600 mulheres, número suficiente para o combate, se comparado ao volume de mulheres que tiveram a doença no ano passado em São Paulo, onde cerca de 600 casos foram diagnosticados oficialmente.

A necessidade de praticar exercícios físicos, divulgar o auto-exame que previne o câncer de mama e ajudar pessoas carentes que têm a doença guiam a 7ª Avon Running - Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama.

O mote da campanha é mostrar à população a necessidade de prevenir o câncer de mama. A detecção de nódulos, ainda no estágio inicial, permite que eles sejam retirados antes de tornarem-se um câncer.

Previstas para terminar na última quarta-feira (10), as inscrições tiveram de ser encerradas dois dias antes, na segunda-feira passada, em razão da enorme procura. A organização do evento, que teve a participação de 2.300 mulheres em 2001, esperava 2.600 pessoas nesta edição.

O número de vagas, cujas inscrições começaram no Dia Internacional da Mulher (8 de março), passaram para 3.500 e fecharam com 4.000 participantes -3.500 para a caminhada e 500 para a corrida, com atletas amadoras e profissionais, com o objetivo de divulgar a importância do auto-exame nos seios.

"Este ano foi impressionante o número de adesões. No ano que vem o evento terá outras proporções", diz o publicitário José Carlos Muoio, coordenador da campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda". Muoio atribui o crescimento da caminhada e da corrida à consciência de o quanto é importante praticar exercícios físicos e à solidariedade do povo brasileiro.

A largada da 7ª Avon Running será no portão 10 do parque Ibirapuera, atrás do planetário, às 8h30. Depois de percorrer um trecho da avenida 23 de Maio, as mulheres voltam para o Ibirapuera. Quem se inscreveu para a caminhada percorrerá 10 km e, para a corrida, 5 km. Quem não fez sua inscrição previamente poderá apenas observar o movimento e apoiá-lo, garante a organização.

Dividida em duas fases, a segunda etapa da Avon Running acontecerá no Rio de Janeiro, em agosto. Belo Horizonte receberá o evento este ano pela primeira vez, provavelmente em setembro.

Além da caminhada e da corrida contra o câncer de mama, o público terá à disposição tendas com atendimento médico, onde poderá fazer exames preventivos com médicos do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer).

Somente em São Paulo, no ano passado, 16 mil pacientes procuraram os serviços médicos do IBCC para o diagnóstico de todos os tipos de câncer. Deles, 600 tiveram o câncer de mama confirmado.

O assunto ganhou mais força depois que a atriz Patrícia Pillar revelou ter tido um câncer de mama, feito a cirurgia e o tratamento com quimioterapia. Ela falou sobre a importância do auto-exame, que pode detectar a doença em estado inicial, e raspou a cabeça durante a quimioterapia.

Atrações do evento

Neste ano, um aparelho de ultra-sonografia será usado para tirar dúvidas nos casos mais complicados. Na última edição da corrida em São Paulo, 277 casos foram atendidos e 25 encaminhados para tratamento e cirurgia. No Rio de Janeiro, houve 364 atendimentos e dez encaminhamentos.

Haverá ainda tendas com massagistas aplicando shiatsu, avaliação física e distribuição de cosméticos.

Produtos da campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda" -camisetas, brincos, batons e a boneca Susi com a camiseta do alvo azul- serão vendidos em tendas da Hering. Parte da renda obtida com as vendas -exceto o valor de custo e impostos- será revertida para o IBCC.

O evento, uma parceria da Avon com o IBCC, arrecadou em dois anos de corrida cerca de R$ 100 mil apenas com as inscrições. O valor é revertido à instituição, especializada em atender pessoas carentes, especialmente mulheres com câncer.

Corredoras anônimas vão ter a companhia das apresentadoras de TV como Olga Bongiovanni, Claudete Troiano e Sula Miranda -que participarão da caminhada. Também estarão presentes no evento a apresentadora Angélica (madrinha desta edição), Dalton Vigh e Giovanna Antonelli (o Said e a Jade, da novela "O Clone"), Patrícia Coelho e Mariana Kupfer (da "Casa dos Artistas"), Estela Padilha (do "Big Brother Brasil") e a jogadora de vôlei Martha (da seleção brasileira).

Leia mais:

  • Pirataria chega também à grife do câncer de mama

  • Diferenças na mama podem ser sinal de câncer

  • Conheça as formas de tratamento do câncer de mama

  • Saiba como é feito o auto-exame das mamas

  • Instituições investem nas campanhas de prevenção

  • Mulher de ex-Beatle teve a doença

  • Seriado com Patrícia Pillar teve episódio sobre o assunto



  •   Veja fotos da campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda"
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página