Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2002 - 08h43

Veja como desenvolver e identificar o raciocínio intuitivo

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Busca de explicações
Após tomar uma atitude baseada na intuição, retorne e tente identificar o trajeto feito pelo pensamento. Com isso, você pode perceber melhor como a intuição se processa de acordo com as diferentes situações.

Consulta a Orfeu
Os sonhos contêm fragmentos do dia que a pessoa viveu e que podem ter passado despercebidos. Analisá-los ou tentar interpretá-los pode trazer elementos do subconsciente para a consciência, informações que ajudam a entender questões às vezes obscuras. No processo intuitivo, você também entra em contato com o inconsciente. Daí a "leitura" dos sonhos ser um exercício útil para o desenvolvimento da intuição.

Imagens mentais
Visualizar imagens e cenas aleatórias e, a partir delas, desenvolver histórias é uma forma de exercitar o universo do subconsciente.

Auto-questionamento
Relembrar cenas do dia serve, muitas vezes, para explicar uma emoção ou um sentimento do momento. Para tanto, deve-se fazer perguntas como "Qual a imagem que vem quando penso no trabalho?"; "Qual a imagem que surge quando me lembro das reuniões familiares?". Ao se colocar em situações do passado, você pode perceber, por exemplo, que atitudes o incomodam. Esse exercício pode aumentar a percepção do todo, capacidade desenvolvida no sujeito intuitivo.

Estrofes e rimas
O intuitivo aprende basicamente a partir de imagens, e a leitura de poesia é uma forma poderosa de lidar com a sugestão de imagens.

Fonte: Anna Mathilde Pacheco e Chaves, psicóloga (USP)

Leia mais:

  • Intuição é resultado de busca no subconsciente

  • Saiba quais são as principais características da pessoa intuitiva

  • Conceito da intuição está na filosofia, nas artes e na religião

  • Intuição já é realidade em empresas


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página