Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2002 - 09h38

Endívias podem ser usadas em crepe com queijo branco

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Pesquisadores afirmam que a endívia é o único vegetal com "data de nascimento": foi em 1850 que ela brotou pela primeira vez. Um agricultor belga guardou raízes de chicória selvagem no porão durante o inverno. Na primavera, ele descobriu que, a salvo do frio e no escuro, as raízes deram origem a pés de folhas claras, alongadas e tenras, levemente amargas.

Esse modo de cultivo, que surgiu por acaso, foi aprimorado, e o resultado pode ser saboreado na leve receita de hoje, em que a endívia é temperada com ervas.

Crepe de endívia e queijo branco

Calorias (por porção): 184
Carboidratos: 14,6 g
Proteínas: 8 g
Lipídeos: 10,4 g

Ingredientes (para 15 porções):
Para a massa: 200 g de farinha de trigo, 50 g de farinha integral, 3 ovos, 2 colheres (sopa) de manteiga derretida, 500 ml de leite, 100 ml de água, uma pitada de sal.

Para o recheio: 300 g de endívia picada, 300 g de queijo branco picado, 60 g de maionese light, alecrim, tomilho, sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer:
Massa: misture a farinha, os ovos, a manteiga e o sal. Acrescente o leite e a água e bata até obter um creme homogêneo. Passe a massa pela peneira. Com o auxílio de uma concha, despeje um pouco de massa em uma frigideira antiaderente, o suficiente para formar o disco do crepe. Quando a massa começar a soltar da frigideira, vire o crepe para dourar o outro lado. Repita a operação até acabar a massa e reserve os crepes.

Recheio: misture a endívia, o queijo branco e a maionese light. Tempere com alecrim, tomilho, sal e pimenta a gosto. Montagem: com ajuda de uma colher, coloque uma porção de recheio sobre cada crepe e dobre-o em quatro. Sirva os crepes acompanhados por uma salada de folhas verdes.

Receita dos chefs Ricardo Paulillo e João Gomes, do Dalí Bar e Arte.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página