Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2002 - 18h30

Livro lançado na Bienal ensina como comer para evitar doenças

Publicidade

da Folha Online

Na medicina chinesa, o homem é feito de matéria e energia. A doença ocorre como um longo processo e a primeira coisa que adoece é a energia. Se nada for feito, o problema caminha para alterações funcionais e, por último, passa a agredir a matéria. No livro "Terapia Dietética Chinesa", de Mauro Perini, este conceito de doença e saúde é trabalhado e mostra como os alimentos podem ajudar a prevenir as doenças e a manter o equilíbrio.

Para os chineses, as doenças são causadas por energias em desequilíbrio. Essas energias podem ser externas: energias cósmicas, o frio, o calor, a umidade, a secura e o vento; e energias alimentares, os cinco sabores (ácido, amargo, doce, picante e salgado) e as cinco cores (verde, vermelho, amarelo, branco e escuro).

Afinado com esta filosofia, Perini atribui em seu livro especial valor aos alimentos como fontes específicas de energia, dependendo da cor e do sabor, para prevenir doenças, e traz uma análise de alimentos frequentemente consumidos, como alho, abacaxi, banana, batata, berinjela, broto de feijão de soja, cebola, cenoura, figo, laranja, maçã, pepino e repolho, entre outros, mostrando suas propriedades, a aplicação mais indicada de acordo com o pensamento chinês, a forma de preparo adequada e a informação nutritiva de cada um deles.

Funcionando como um guia, o livro ajuda o leitor a identificar o alimento mais adequado para ser consumido em determinado momento, de acordo com suas propriedades, aplicações e benefícios energéticos para o organismo.

O livro, lançado ontem na Bienal do Livro de São Paulo, mostra como e o quê comer, com informações sobre as propriedades dos alimentos e suas indicações para preservar a saúde. Um dos exemplos apontados pelo autor no livro é o fato de o leite de vaca não pasteurizado ajudar na recuperação de doenças como tuberculose pulmonar, mas, por outro lado, causar problemas como artrite.

A tese do autor é que deve-se comer alimentos dos cinco grupos de cores e dos cinco grupos de sabores de forma equilibrada. Quando existem abusos de determinados alimentos ou a falta de algum deles, pode-se adoecer por desequilíbrio.

A publicação traz também receitas de dietas e proibições dietéticas para doenças comuns como insônia, enxaqueca, resfriado, tensão pré-menstrual, dor de cabeça, tosse, suor excessivo, indigestão e diarréia, entre outras.

Terapia Dietética Chinesa
Autor: Mauro Perini
Preço: R$ 30

Saiba tudo sobre a Bienal do Livro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página