Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2001 - 10h00

Causa da impotência pode estar na cabeça do homem

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Os remédios contra impotência asseguram a ereção em casos de origem psicológica, mas o problema exige tratamento psicoterápico. "O medicamento é só um paliativo", diz o angiologista Alfredo Romero, especialista em disfunções sexuais masculinas e femininas.

A grande causa da disfunção erétil é o mito de que a performance sexual deve ser sempre exemplar. O estresse é outro vilão. Situações de tensão fazem o organismo liberar adrenalina, hormônio que fecha as artérias periféricas do corpo para que o sangue seja bombeado em maior quantidade para órgãos estratégicos como coração, causando um débito no volume sanguíneo da artéria que irriga o pênis.

Segundo os especialistas, 80% dos casos de impotência são causados por razões psicológicas. Em consequência, os pacientes têm comprometidas a auto-estima e as bases do relacionamento com a parceira. Nos países
latinos, o machismo torna o problema ainda maior.

"O órgão sexual representa o imaginário social e está relacionado à relação de caça e conquista. Ao conseguir completar o ato sexual, o homem se sente mais homem", explica o psiquiatra Luiz Cuschnir, do Hospital das Clínicas.

No caso dos adolescentes, a falta de maturidade para lidar com os fracassos torna a questão ainda mais penosa. "Eles acham que precisam começar bem", diz a psicóloga e colunista da Folha Rosely Sayão.

Broxar uma vez na vida é natural. "Em dez tentativas, é possível que o homem falhe pelo menos três vezes", afirma o urologista Luiz Otávio Torres. "Ele tem de deixar de lado a idéia de que é preciso sempre desempenhar a função de super-homem."

É por isso que a mulher tem um papel tão importante na resolução do problema. A recomendação é conversar com o companheiro, mas sem pressionar para não aumentar sua ansiedade.

Leia também:

  • Esquenta a guerra contra a impotência

  • Saiba quais são os fatores de risco para impotência
  • Leia depoimentos de alguns homens sobre o assunto
  • Novas drogas começam a chegar ao Brasil




  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página