Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2002 - 08h22

Fetiches podem ser saudáveis ao relacionamento ou virar doença

Publicidade

ANTONIO ARRUDA
da Folha de S.Paulo

No Dia dos Namorados do ano passado, Karina Rodrigues Oliveira, 27, ganhou do marido um uniforme de copeira. Ela não trabalha servindo cafezinhos. Mas, na intimidade, a produtora de eventos dá uma de funcionária doméstica e, com muito prazer, atende o maridão. Ele diz que se "delicia" em ver a mulher de uniformes de trabalho -o grande fetiche de Humberto Ferreira, 27. "Adoro essas roupas, principalmente as de empregada. Todo dia é uma novidade, e isso aumenta muito o meu desejo", diz ele.

Casados há três anos, Karina -que tem fetiche por velas- e Ferreira usam essas artimanhas para apimentar a relação. Caso de perversão? Transtorno sexual? O fetiche só é nocivo e patológico quando o sujeito fica impossibilitado de se satisfazer sexualmente sem o objeto cultuado.

Do contrário, "se serve para desencadear a relação sexual e aumentar o prazer, o fetiche é um elemento maravilhoso", diz o psicólogo e terapeuta sexual Eduardo Yabusaki, do ambulatório de sexualidade do Centro de Estudos em Comportamento Humano Persona. "Não há nada anormal em direcionar seletivamente o erotismo", afirma o psicólogo e psicoterapeuta sexual Oswaldo Rodrigues, autor de "Objetos do Desejo -Das Variações Sexuais, Perversões e Desvios" (ed. Iglu).

E mais: todo mundo, em algum grau, tem o seu. O fetiche faz parte da sexualidade humana, garantem os especialistas.

Caracterizado pelo uso de objetos inanimados ou pela fixação em uma parte específica do corpo de outra pessoa, o fetiche surge quase sempre na pré-adolescência -quando a pessoa descobre sua sexualidade- e tende a permanecer por toda a vida. Até porque, nessa fase, diz o psiquiatra e psicoterapeuta Bernardo Lynch de Gregório, o adolescente tem menos possibilidades de sexo com outra pessoa, "então é comum se masturbar manuseando objetos, como lingeries, ou praticar o voyeurismo". Talvez por isso os adolescentes falem com mais tranquilidade sobre fetiches, como conta a psicóloga e colunista da Folha Rosely Sayão.

O preconceito com o assunto, que ainda existe, é responsável por inibir o potencial fetichista de muita gente. Mas, de um modo geral, as pessoas estão liberando mais seus desejos, vivenciando com mais frequência seus fetiches.

"É um componente completamente presente nos relacionamentos atuais, porque o que antes era considerado transgressão, como a mulher usar uma lingerie muito excitante, hoje é aceito com naturalidade", diz Márcio Schiavo, presidente da Sbrash (Sociedade Bras. de Estudos em Sexualidade Humana).

Prova disso é não só o aumento na quantidade, mas a evolução conceitual das lojas de produtos eróticos. "O que antes era "pornoshop" virou "sexshop" e, agora, existem até as "lojas de conveniência de produtos eróticos'". Além disso, os casais atualmente têm mais "clareza e consciência sobre a importância de buscar cada vez mais o prazer e, para isso, sabem que tem de sair do lugar-comum", diz Schiavo.

Porém há outra condição que caracteriza o fetiche saudável: a concordância dos envolvidos. O fetichista não pode impor ao outro seus desejos. "Tudo é permitido se as pessoas concordam entre si", diz o psiquiatra Giancarlo Spizzirri, do ProSex (Projeto Sexualidade, do Instituto de Psiquiatria da USP).

Um ou mais eleitos

As pessoas costumam se fixar em um único fetiche, mas a coexistência de dois ou três é comum. E tantos podem ser os fetiches quantos são os objetos existentes no mundo: cadeira, chinelo, lenço, óculos, bota e por aí vai, numa infinidade que torna essa prática uma fértil maneira de experimentar "temperos" sexuais. As roupas íntimas acabam sendo os objetos preferidos.

"Eu adoro cinta-liga", conta o vendedor Emerson Lima, 28, que namora Patrícia Rodrigues há um mês e revelou seu fetiche a ela no momento em que dava entrevista à Folha.

Dos fetiches por partes do corpo, um dos mais comuns é por pés. O poeta Glauco Mattoso, 50, por exemplo, é um podólatra convicto. "Tudo o que tem relação com a imagem do pé me interessa." Durante uma época, ele pedia às pessoas que lhe dessem sapatos velhos antes de mandar para o lixo. O poeta possui várias fotos de pés penduradas nas paredes de sua casa.

Outro podólatra assumido é o estudante de engenharia da computação Marcelo Macedo, 27. O site do rapaz: www.pezinhos.pro.br. Em dois anos, Macedo fotografou cerca de mil pés. "Os meus preferidos são com sandália de tiras brancas e de salto alto."

Já a diretora de arte Isabel de Mendonça, 36, prefere um par de sandálias havaianas sobre um meião -em um homem despido. "Mas não é qualquer meia, não. Tem que ser daquelas grossas", explica.
Isabel não sabe por que esse fetiche surgiu. Apareceu como uma fantasia. "Há quatro anos, eu imaginei essa cena. Um ano depois, um namorado meu apareceu de meião e chinelo. Não acreditei! Fiz uma foto, que guardo comigo até hoje", conta.

Leia mais:
  • Fetiche é termo usado desde os tempos antigos

  • Saiba quando o fetiche é doença

  • Medo da rejeição inibe comportamento fetichista


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página