Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2002 - 07h49

Conheça os benefícios proporcionados pela consciência corporal

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Respirar melhor, pisar melhor, ter mais coordenação motora, uma postura mais adequada e um reaprendizado do descansar são benefícios que surgem com a prática dos métodos.

"Aprendi a descansar. Antes, eu fazia uma força enorme para relaxar e não conseguia. Aprendendo a parar de fazer força, passei a descansar melhor", conta a designer Mônica Leite Carneiro, que pratica Alexander.

"Quando o nosso corpo está bem estruturado, há uma divisão democrática das tensões. Relaxamento é a circulação de tensão em todos os pontos do corpo", esclarece Ivaldo Bertazzo.

"Ao acordar a percepção dentro da gente, passamos a ouvir os pequenos sinais que o corpo dá antes de apresentar grandes incômodos", explica a fisioterapeuta e rolfista Márcia Cintra. Foi o que a bailarina, professora e coordenadora do curso de dança da Faculdade Anhembi-Morumbi, Ana Terra, disse ter sentido na própria pele. Dona de muita flexibilidade, ela acabou forçando o punho esquerdo mais do que devia. Uma dorzinha a levou ao médico.

"Ele disse que eu estava repetindo um movimento que estava me machucando, mas como o mal ainda era muito pequeno, não havia nada a fazer", lembra. A observação do médico levou Ana a modificar seu movimento. "Evitando a hiperextensão, a dor foi passando, e eu consegui curar aquele pequeno problema antes que ele virasse uma lesão séria", diz.

Leia mais:

  • Consciência corporal ajuda a distribuir tensão e melhorar postura

  • Saiba quais são as técnicas para alcançar a consciência corporal


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página