Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2002 - 21h44

Veja dicas para tornar a caminhada mais agradável em ruas ou parques

Publicidade

da Folha Online

Qualquer atividade praticada ao ar livre se torna muito mais agradável quando se tem à disposição ar puro e uma bela paisagem. Mas quem não mora perto de uma praça ou de um parque, pode usar a calçada para caminhar.

O exercício praticado na rua, no entanto, exige mais atenção. Evite andar em avenidas onde a movimentação de carros é muito grande e, consequentemente, haja altos índices de monóxido de carbono e outros poluentes, o que pode prejudicar a respiração. Cuidado também com buracos na calçada, para não se machucar, e com a travessia das ruas.

"O ideal é caminhar num parque porque no asfalto o impacto é maior. Além disso, tem menos poluição, mais árvores e é mais seguro", diz a professora de educação física Vera Lúcia Barbosa. "Mas se quiser caminhar na calçada, basta escolher um lugar que não tenha muita subida, onde as calçadas sejam retas e dispensem travessias", afirma.

Para a nutricionista Glaucia Figueiredo Braggion, do "Agita São Paulo", não é preciso ser sócio de um clube para caminhar. "Dê uma volta no quarteirão e aproveite a hora do almoço para andar. Quem mora em cidades litorâneas pode caminhar na praia", diz.

Conforto

Uma das vantagens da caminhada em relação ao cooper é o baixo impacto provocado pelo exercício, já que o atrito com o solo é pequeno. Seja no asfalto, na terra ou na areia, o ideal é calçar tênis e meias, que garantem mais conforto.

"O tênis diminui ainda mais o impacto e a meia é higiênica porque absorve o suor. As roupas devem ser leves, de preferência de algodão. A lycra não é boa porque impede que o corpo respire. Chapéu ou boné também são bons acessórios para proteger o rosto", diz a professora de educação física.

Leia também:

  • Caminhar combate o estresse e ajuda a manter a saúde


  • Leia mais notícias sobre inverno

     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página